terça-feira, 24 de junho de 2014

ACUMPUNTURA - 30 ANOS DE BRASIL LEGAL

Queridos colegas e amigos,

Estamos completando trinta anos como especialidade devidamente organizada e institucionalizada em nosso país!

Antes disso, é claro, vários de nós já exercíamos, como médicos, a Acupunturiatria, mas não havíamos ainda nos organizado.

Dia 20 de Junho de 1984, mais que qualquer outra data, é nossa pedra fundamental: este é o dia que marca nossa institucionalização como especialidade médica. Nesta data organizamo-nos coletivamente, pela primeira vez, frente à sociedade, criando uma entidade médica brasileira de acupunturiatras.

A partir daí, passamos a caminhar unidos e apoiando uns aos outros no crescimento comum do aprofundamento no conhecimento, da perícia na habilidade, da excelência na técnica, da sensibilidade na arte e do esmero na assistência.
Antes éramos isolados e frágeis; passamos a, gradativamente, nos tornarmos mutuamente colaborativos e fortes.

Foi um longo e bem trilhado caminho, com a grande felicidade de adesão, sempre crescente de colegas, todos destacadamente apaixonados por esta especialidade sedutora, que sempre revela uma nova face e renovadas descobertas.
Conquistamos, baseados em competência e dedicação persistente, três marcos que a Acupunturiatria mundial só detém igualmente na China, sua terra natal: somos especialidade reconhecida por todas as instâncias médicas de nosso país e por todos os poderes executivos, legislativos e judiciários da República; temos nossa especialidade implantada universalmente no serviço público de atenção à saúde; e constituímos programa de residência médica nacionalmente autorizado e institucionalizado.

Além disso, passamos a ser a especialidade médica com o maior acervo de decisões judiciais favoráveis contra a prática ilegal de medicina, detendo um patrimônio jurisprudencial único e já útil e frequentemente utilizado pelo Conselho Federal de Medicina e diversas outras entidades médicas.

Muito realizamos, é certo. Mas nossos horizontes prometem ainda muitas necessárias conquistas.

Cada vez mais, estamos consolidando com passos firmes e realizações seguras, nossa especialidade.

Nosso caminho sempre foi exigente, difícil até, mas cada vitória tem um sabor especial e único.

As vitórias se sucedem - suadas, custosas, trabalhosas e... preciosas e dignas.
Vinte de Junho é dia de recordar e comemorar no coração e na mente.

E nos nutrirmos para esse trabalho de construção e aperfeiçoamento que não cessa, que nos chama todos os dias, alguns mais suaves, outros muito ásperos e até mesmo desgastantes. Mas por amor a uma grande causa justa, cada vez somos mais.

Desejo para nós um caminho de união cada vez mais harmônica em torno da grande meta de nosso trabalho: a plena consolidação de nossa especialidade desenvolvida em favor dos que sofrem.

Afetuosos abraços comemorativos a todos!
Fernando Genschow

Nenhum comentário:

Postar um comentário