quinta-feira, 26 de junho de 2014

Idec lança hoje especial "Tô sem água"

Campanha do Instituto tem a finalidade de mapear as localidades que já sofrem com a falta d’água para cobrar mais transparência do governo sobre o racionamento


O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) lança hoje, 26/06, o especial “Tô sem água”. Nessa página a população poderá relatar onde e com qual frequência está sofrendo a falta de água.
 
O objetivo do Idec é reunir as informações de diferentes regiões abastecidas pelo Sistema Cantareira, para questionar esses períodos sem água aos órgãos responsáveis, já que o racionamento não foi instituído e confirmado pelo governo.
 
“A água é essencial para saúde e higiene e, portanto, deve ser fornecida sem interrupções. Se há a necessidade de racionamento, este deveria ser feito de maneira organizada. A informação é um direito fundamental do consumidor e com ela as pessoas poderiam se planejar e buscar formas alternativas para não ficar sem água”, explica a advogada do Idec Claudia Almeida.
 
No especial, as pessoas também poderão ter mais orientações: com relação ao desconto na conta a quem cumprir com as metas de redução de 20% do consumo; sobre o que fazer no caso de falta de água; e também dicas para o consumo sustentável.
 
Em 28/04, o Idec já se manifestou ao governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, ressaltando que decretar o racionamento seria a medida mais responsável e evitaria o transtorno da falta de água sem aviso. “O Idec irá cobrar mais transparência dos órgãos responsáveis: governo estadual e Sabesp, e irá exigir eventuais providências da Arsesp, a Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo”, conclui Claudia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário