sexta-feira, 27 de junho de 2014

LEITE - O que quer dizer homogeneizado, padronizado e integral?


Por Vanerli Beloti - postado há 1 dia atrás

O que quer dizer homogeneizado, padronizado e integral, palavras que vêm escritas no saquinho de leite?

Clique aqui para ouvir o áudio e entenda o significado de cada um desses termos!
 
 
Esses termos não têm nada a ver com a qualidade do leite. Na verdade, eles têm a ver com a quantidade de gordura e a forma como ela se encontra no leite.

O leite sai da vaca com, aproximadamente, 3,5% de gordura. Isso depende, principalmente, da raça do animal. As vacas da raça Jersey podem dar leite com mais de 5% de gordura e as vacas da raça Holandesa dão menos gordura, 3,3% em média.

O leite integral é aquele que tem mais de 3% de gordura que é o mínimo determinado pela legislação para esse tipo de leite. Mais se o leite sair da vaca com mais de 3%, apesar de se chamar integral, a indústria pode retirar do leite a gordura que exceder a 3%.

Mas porque a indústria retiraria gordura do leite? É por que é a partir da gordura que é produzido o creme de leite e a manteiga. Em outros países, como na Espanha, o leite integral tem no mínimo 3,6% de gordura.

A gordura do leite é muito importante tanto para o sabor do leite quanto para a saúde. As vitaminas A, D e E estão ligadas à gordura do leite, também chamada de nata ou de creme. Isso quer dizer que o leite desnatado é o leite sem gordura e praticamente desprovido dessas vitaminas.

Então integral é o leite que tem no mínimo 3% de gordura. E o padronizado?

O leite padronizado é aquele que tem exatamente 3% de gordura, nem mais nem menos. O leite semi-desnatado tem entre 0,6 e 2,9% de gordura, pouco menos que o integral, e o desnatado tem que ter menos de 0,5% de gordura.

E homogeneização, o que é?

A Homogeneização é um processo tecnológico que quebra a gordura em partículas menores e agrega essa gordura à proteína do leite. Esse processo evita a formação da nata dura, que fica boiando na superfície do leite, e que muitos consumidores não gostam. Quando o leite não é homogeneizado, essa gordura tende a ficar grudada no saquinho quando se abre o leite. 
 
Então, do ponto de vista do consumidor, o leite homogeneizado é um leite que não forma nata, independente do teor de gordura que ele tem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário