terça-feira, 26 de agosto de 2014

Estudo aponta os horários nobres das redes sociais

Levantamento do Scup analisou mais de 86 milhões de posts no Facebook, Twitter e Instagram

Quais são os horários de maior audiência nas redes sociais? Com a intenção de responder a esta questão, o Scup, ferramenta de monitoramento, gestão e análise de mídias sociais, avaliou os períodos de maior movimento nas redes sociais Facebook, Twitter e, pela primeira vez, no Instagram. Foram analisados mais de 86 milhões de post e comentários coletados pela ferramenta em 2013. O resultado está na quarta edição do estudo ‘Horários Nobres das Redes Sociais’.

De acordo com o levantamento, o Twitter foi a rede social com maior participação (57,2%), seguida pelo Facebook (40,9%) e Instagram (1,9%). Em dias de semana, os usuários do Twitter e Facebook mostraram um comportamento semelhante, com o aumento das postagens começando na segunda-feira, atingindo seu ápice às quartas e quintas-feiras, e caindo bruscamente aos finais de semana. No Instagram, verifica-se o oposto: os usuários preferem postar aos finais de semana.

No Facebook, o feed de notícias é mais agitado às quinta-feiras, representando quase 16% do total de posts monitorados da rede social. Durante a semana, há um padrão de horários com mais publicações no Facebook. Os horários antes do almoço, das 11h às 12h, e pré-saída do trabalho, das 16h às 17h, são os momentos em que os usuários mais entram na maior rede social do mundo.

Terças, quartas e quintas-feiras são os dias preferidos para tuitar, mostrando que os dias no meio da semana são os mais usados para compartilhar conteúdos no Twitter. O pico de posts ocorre nas terças-feiras à noite. A quantidade de tweets começa a ter um número expressivo a partir das 11h e mantém o padrão médio durante o resto do dia. Esse número só aumenta nas terças-feiras, das 22h às 23h.

No Instagram, aproximadamente 32% das publicações são feitas no sábado e no domingo. Durante a semana, a audiência mostra-se mais noturna, pois o número de publicações costuma crescer a partir das 17h. Os períodos da tarde e da manhã são menos movimentados na rede social de fotos. O número de postagens nas 3 redes sociais continua alto na volta pra casa, entre 17h e 20h, o que pode ser explicado pelo uso das redes sociais em dispositivos móveis.

O cofundador do Scup Diego Monteiro ressalta que conquistar a atenção dos usuários nesses canais ainda é um grande desafio para as empresas. “Cada vez mais, as agências e empresas precisam conhecer o seu público nas redes sociais, para direcionar o conteúdo certo, na rede certa e no horário com mais impacto”, diz Diego.

Acesse o estudo completo.

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