quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Ministério da Educação faz chamada pública para projetos de pesquisa e inovação

Posted: 26 Aug 2014 03:24 PM PDT
Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, em conjunto com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), publicou chamada pública para seleção e financiamento de projetos de pesquisa que contribuam para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação. A iniciativa faz parte da política do governo federal para incentivar a formação de pesquisadores qualificados. As inscrições podem ser feitas até 23 de outubro.
O investimento é de R$ 40 milhões, com parcelas distribuídas entre 2014 e 2016. Os recursos desta chamada pública se destinam ao custeio de itens como material de consumo, serviços de terceiros, passagens e diárias, além de equipamentos e materiais permanente e bibliográfico. Para orientar a elaboração de propostas, a chamada pública relaciona 27 áreas de interesse, como aeroespacial e defesa, alimentos, biotecnologia, energias renováveis, gastronomia, mineração, indústria naval, construção civil, energia e tecnologias para o etnodesenvolvimento em terras indígenas.
O apoio é destinado a quatro linhas de pesquisa: pesquisa aplicada, desenvolvimento e inovação para solução de problemas do setor produtivo; a melhoria contínua e no aumento da competitividade de empresas, associações e cooperativas; a preparação de estudantes da educação profissional dos institutos federais para competições de conhecimento e competências técnicas de abrangência regional, nacional e internacional; e de projetos elaborados e executados por professores com a participação obrigatória de alunos de cursos técnicos, com foco na solução de problemas de natureza institucional, empresarial ou comunitária.
Exigências
Para apresentar projeto, o candidato deve cumprir uma série de requisitos, tais como: ter o currículo cadastrado na Plataforma Lattes; ser professor, pesquisador, servidor técnico, desde que vinculado a um dos 38 institutos federais de educação profissional e tecnológica presentes em todos os estados e no Distrito Federal. No caso de servidor aposentado, o profissional precisa comprovar na Plataforma Lattes que mantém atividade acadêmico-científica e apresentar declaração da instituição executora do projeto concordando com sua participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário