sábado, 11 de outubro de 2014

AMAPÁ TEM 100% DAS CIDADES ATENDIDAS PELO MAIS MÉDICOS

Amapá tem 100% das cidades atendidas pelo Mais Médicos


Todos os 16 municípios do estado do Amapá recebem atendimento por meio do programa Mais Médicos. O Governo Federal atendeu integralmente o pedido do estado por 127 médicos, que estão beneficiando 438,2 mil pessoas. Com o Mais Médicos, o governo de Dilma Rousseff garantiu melhoria na atenção à saúde para 50 milhões de pessoas, em 3.800 municípios do País.
O programa faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais.
Os profissionais são convocados para atuarem na Atenção Básica de municípios com maior vulnerabilidade social e Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI). A iniciativa prevê também a expansão do número de vagas de Medicina e de residência médica, além do aprimoramento da formação médica no Brasil.
Somente este ano, o Fundo Nacional de Saúde transferiu R$ 128 milhões para o estado do Amapá, que possui hoje, em funcionamento 175 postos de saúde, 35 em reforma, 52 em fase de ampliação e outros 32 aprovados para construção, sendo que seis deles já foram concluídos. A construção de três Unidades de Pronto Atendimento (UPA) foram aprovadas para construção. Duas estão em obras.
O programa Saúde Não Tem Preço beneficiou 9.431 amapaenses com medicamentos gratuitos para 6.011 hipertensos, 1.524 diabéticos, 1.896 hipertensos diabéticos e 37 asmáticos. O número de farmácias populares subiu de quatro em 2010 para 10 em 2014.
Educação
No governo Dilma, o reconhecimento do direito à cidadania foi fortemente alicerçado na democratização do acesso à Educação. Para o estado do Amapá foi aprovada a construção de 30 creches, uma está concluída e outras duas estão em obras. O programa Alfabetização na Idade Certa formou 1,5 mil professores alfabetizadores.
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) realizou mais de 66 mil matrículas em todos os 16 municípios do Amapá e o Programa Universidade para Todos (Prouni) concedeu 3,9 mil bolsas. O estado também recebeu apoio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que firmou 11,5 mil contratos desde 2011. O programa Ciência Sem Fronteiras concedeu 19 bolsas para estudantes do Amapá.
Houve também a implantação de um novo campus na Fundação Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), com 670 vagas. O Amapá também já conta com quatro novos Institutos Federais de Educação Profissionalizante Técnica, sendo que três deles já estão em funcionamento. Foram criados no estado do Amapá, durante o governo Dilma, 125.314 postos de emprego formal, que representa um crescimento de 15,82% desde 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário