segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Acordo de cooperação contempla ações de revitalização no Baixo São Francisco


Acordo de cooperação contempla ações de revitalização no Baixo São Francisco
Uma parceria entre a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e o Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec) deve viabilizar a recuperação de nascentes e de áreas degradadas na bacia do rio São Francisco, a produção de mudas com o uso de biotecnologia e a capacitação de técnicos. O acordo de cooperação técnica para realizar ações conjuntas no Baixo São Francisco sergipano foi assinado nesta sexta-feira (31) na Biofábrica de Mudas Vegetais do SergipeTec.
Entre as ações que serão desenvolvidas estão incluídos, inicialmente, os projetos “Águas do São Francisco”, “Nascentes do São Francisco” e “Florestas Apícolas”. Os projetos, que também incluem a participação de outros órgãos parceiros, têm como objetivo recuperar áreas degradadas, preservar nascentes do rio São Francisco e formar áreas de florestas com mudas produzidas por meio de biotecnologia, respectivamente.
O superintendente regional da Codevasf em Sergipe, Said Schoucair, disse que a nova parceria estreita os laços da empresa com o governo do estado e representa um avanço para os dois órgãos. “Esse acordo de cooperação vai proporcionar o desenvolvimento de trabalhos científicos no Baixo São Francisco com o SergipeTec, que tem notória especialização nesse assunto”, afirmou.
Marcos Wandir, diretor-presidente do SergipeTec, ressaltou a importância da parceria com a Codevasf e disse que a cooperação deve proporcionar a realização de novas ações conjuntas no futuro. “Temos esses projetos iniciais e esperamos que com a experiência acumulada pelos técnicos do SergipeTec e da Codevasf a gente possa fazer muito mais pelo desenvolvimento de Sergipe”, declarou.
O acordo prevê também que o Centro Vocacional Tecnológico do SergipeTec esteja disponível para a capacitação de técnicos da Codevasf. Ações na área de pesquisa e desenvolvimento e de fortalecimento de arranjos produtivos locais (APLs) também são metas da parceria oficializada nesta sexta-feira. O acordo de cooperação técnica possui vigência inicial de cinco anos, podendo ser renovado ao final desse período.
Projetos
Entre os projetos inicialmente contemplados pelo acordo entre a Codevasf e o SergipeTec, está o ‘Águas do São Francisco’. Realizado em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e patrocinado pelo Programa Petrobras Socioambiental, o projeto prevê o reflorestamento de áreas degradadas na bacia do rio São Francisco, além de ações de educação ambiental e monitoramento de água na região.
O ‘Nascentes do São Francisco’, por sua vez, busca fomentar ações de longo prazo para a preservação de nascentes e recomposição de matas ciliares na bacia do São Francisco. Idealizado pelo Ministério Público de Sergipe, com a parceria de diversos órgãos públicos estaduais e federais, o projeto prevê a recomposição vegetal de nascentes, o fornecimento de mudas e a formação de um banco de sementes. O projeto prevê a participação voluntária de proprietários rurais na execução das ações ambientais.
O terceiro projeto contemplado pelo acordo de cooperação é o ‘Florestas Apícolas’, que tem como objetivo a restauração ambiental por meio de formação de áreas florestais com plantas apícolas, contribuindo para a geração de renda de forma sustentável através da apicultura. As mudas utilizadas no projeto são produzidas com o apoio da biotecnologia na Biofábrica de Mudas Vegetais do SergipeTec.
Veja fotografias ilustrativas no perfil da Codevasf no Flickr:
Ouça as notícias da Rádio Codevasf:

Nenhum comentário:

Postar um comentário