terça-feira, 11 de agosto de 2015

Após críticas, "Pânico" pede desculpas por personagem considerado racista

Redação Portal IMPRENSA 11/08/2015 11:30

Em nota divulgada na última segunda-feira (10/8), o programa "Pânico" (Band) pediu desculpas aos telespectadores pelo personagem Africano, interpretado por Eduardo Sterblitch. A retratação, entretanto, justifica o uso de outras etnias, tratadas como "sátiras", em criações da atração.

"Uma das principais marcas do programa 'Pânico' é a criação de personagens, sejam eles inspirados em personalidades, profissões ou em diferentes culturas. O Africano, interpretado pelo humorista Eduardo Sterblitch, é uma das caracterizações presentes no quadro 'Pânico's Chef', sátira do programa de culinária 'MasterChef'. Neste mesmo quadro há (...) mexicanos, chineses, árabes", diz o texto.

"O programa 'Pânico' está no ar há 12 anos na televisão brasileira e jamais teve a intenção de ofender seus telespectadores com nenhuma de suas atrações, mas sim, levar entretenimento com seu humor característico. O programa Pânico pede desculpas ao público que se ofendeu com o personagem", acrescenta sem deixar claro se vetará o personagem do quadro.

Criado no mês passado, o personagem Africano foi alvo de críticas na internet no último domingo (9/8), quando foi destaque na atração além do quadro "Pânico's Chef", paródia do "Master Chef". Para interpretá-lo, Sterblitch, que é branco, usa uma "blackface"e uma roupa de malha preta cobrindo todo o corpo. 

De acordo com o jornal O Globo, uma denúncia contra o personagem foi encaminhada à Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) da Presidência da República. A Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra no Brasil, ligada ao Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), pediu ao governo federal que tome providências contra o quadro considerado racista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário