quinta-feira, 13 de agosto de 2015

"Gazeta do Povo" - Paraná, demite 11 jornalistas, entre eles o premiado repórter Mauri König


Alana Rodrigues* 13/08/2015 12:00
O jornal Gazeta do Povo, do Grupo Paranaense de Comunicação, promoveu cortes em sua redação na última quarta-feira (12/8). A medida atingiu um dos profissionais mais premiados do país, o repórter investigativo Mauri König.

Crédito:Reprodução
Veículo demitiu 11 jornalistas em razão da crise financeira
De acordo com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor-PR), 11 funcionários foram demitidos. Os cortes também contemplam outras áreas, como gráfica. O jornal justifica as demissões em razão da crise que afeta Brasil e o mercado de comunicação. Houve readequação de operações, equipes e projetos. Há algumas semanas, a empresa havia demitido três jornalistas e fechado postos de trabalho.

"O Sindijor condena, veementemente, demissões como modelo de gestão para combater qualquer crise, ignorando o fato de que não se faz jornalismo sem jornalistas, Foram demitidos, inclusive, profissionais premiados, o que mostra a desvalorização desses trabalhadores que fazem a imagem do jornal. Por outro lado, na contramão da crise, a Gazeta do Povo mantém os altos cargos da burocracia da empresa e com salários mais altos", lamentou a entidade. 
 
À IMPRENSA, König, que completaria 13 anos no jornal em novembro, comentou a decisão do veículo ."Toda empresa tem direito de contratar e demitir quem quiser. Lamento por isso. A minha trajetória é de dedicação, sempre visando a qualidade do trabalho. É uma história que foi rompida", disse. 

König é reconhecido por seu trabalho investigativo. Em 2012, foi vítima de ameaças após publicar uma série de reportagens, o que o fez sair do Brasil e se afastar da família por motivos de segurança.

Crise

Em agosto de 2014, 23 profissionais haviam sido demitidos da Gazeta. Ao todo, entre 2011 e 2014 o GRPCOM demitiu 78 profissionais, sendo 43 da Gazeta do Povo, 25 da RPC-TV e 10 daTribuna do Paraná, que se somam às 13 do ultimo mês.

O SindijorPR se comprometeu a prestar auxílio jurídico aos jornalistas e já prepara medida judicial contra as recentes demissões. Os casos serão encaminhados ao Ministério Público do Trabalho (MPT), por conta do fracionamento das demissões, uma tentativa de descaracterizar dispensa coletiva, prevista na Convenção dos jornalistas. 

* Com supervisão de Vanessa Gonçalves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário