segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Seminário de encerramento de atividades de assistência técnica é apresentado em Alagoas

Publicado dia 03/08/2015
 
Representantes de 27 assentamentos do Litoral Norte de Alagoas participaram do  Seminário de encerramento de atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), quando foi apresentado o relatório da Cooperativa de Trabalho Agrícola, Assistência Técnica e Serviços (Cooates), empresa contratada para prestar o serviço na região. Os 27 assentamentos  têm 1.194 famílias assentadas
 
As atividades estão previstas em edital de chamada pública de assistência técnica, onde as empresas têm de apresentar um relatório de conclusão das atividades, como forma de avaliação para a renovação dos contratos. O evento, que teve a presença do Incra/AL, ocorreu no dia 23, em São Luiz do Quitunde, distante cerca de 50 quilômetros da capital Maceió.
 
No relatório constam todas as fases com as metas e serviços realizados pela empresa de ATER, como reuniões de planejamento inicial, elaboração de diagnósticos dos núcleos operacionais dos assentamentos e unidades de produção familiar, visitas técnicas, cursos da área produtiva, seminários ambientais, seminários de associativismo, cooperativismo e social, articulação de políticas públicas e equipamentos sociais, elaboração de projetos e planejamento interno e elaboração do plano de desenvolvimento do assentamento.
 
Nos cursos da área produtiva, por exemplo, os assentados participaram de atividades de caráter educativo com o objetivo de adquirir, ampliar e desenvolver conhecimentos teóricos e práticos relativos à viabilidade produtiva da unidade familiar; foram abordados temas como a importância da agroecologia no desenvolvimento rural e sustentável, análise de solo, fruticultura e horticultura.
 
Na elaboração de projetos os agricultores foram orientados de forma a assegurar os meios para instalação e desenvolvimento inicial nos programas da reforma agrária, contribuindo na formação de unidades de produção estruturadas e voltadas para o desenvolvimento rural, sustentável e solidário. Entre Fomento, Pronaf “A” e construção de casas, os projetos garantiram investimentos de cerca de R$ 2,7 milhões.
 
De acordo com o técnico Ednaldo Manoel, da Cooperativa de Trabalho Agrícola, Assistência Técnica e Serviços (Cooates), o cumprimento das exigências do edital de chamada pública somente pode ser conseguido com parcerias junto às instituições, movimentos sociais e prefeituras municipais. “Foi assim que conseguimos realizar os trabalhos. Nesse modelo, sozinho, não é possível avançar e conseguir os resultados com as famílias do campo”, acrescentou.
 
Para chefe da Divisão de Desenvolvimento de Assentamentos do Incra/AL, Alessandra Costa, além de servir de instrumento de avaliação das empresas que prestam assistência técnica, a apresentação do relatório identifica as potencialidades da região e como o esse modelo pode extrair o máximo das famílias. “Nossos assentados têm um acompanhamento planejado da assistência e o Incra os meios de mensurar os resultados”, disse.
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/AL
(82) 3201-1950 / 1961
ascom.maceio@mco.incra.gov.br
http://www.incra.gov.br/al

Nenhum comentário:

Postar um comentário