quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Dilma anuncia prorrogação da redução do IPI para automóveis até 31 de dezembro


Presidenta Dilma Rousseff testa simulador de direção durante visita a ao 27º Salão Internacional do Automóvel em São Paulo. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
A presidenta Dilma Rousseff anunciou nesta quarta-feira (24), durante cerimônia de abertura do 27º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, a prorrogação da redução de IPI para carros até 31 de dezembro. O regime especial iria terminar no final deste mês. Além do anúncio, Dilma também defendeu a substituição da importação de componentes automotivos por outros fabricados no país, medida presente no novo regime automotivo brasileiro, o Inovar-Auto.
“Este país terá de ser um lugar no qual se gere elos e cadeia produtiva sustentáveis da indústria de autopeças, de automotores e transmissão (…), complementada com a produção internacional, mas aqui tem que ter essa produção. Não é possível que a gente ache que o nosso país não é capaz de gerar conhecimento científico e tecnológico na indústria automobilística. Nós queremos gerar tecnologia. Nosso país tem o desafio da produção, e produzir vai significar para o país ter uma enorme capacidade de inovar”, afirma Dilma.
Para Dilma, o Inovar-Auto é fruto de um novo momento para o setor e para o país, com a ascensão de 40 milhões de pessoas à classe média, que, com acesso ao crédito e ao consumo, passaram a vislumbrar a possibilidade de comprar o carro com que sempre sonharam.
“Produzir a distribuição de renda nesse país fez a diferença. Tornou o país um grande mercado interno, com consumidores que, inclusive, têm demanda reprimida, porque muitos deles sonharam ao longo do tempo em ter um automóvel. E quando ascendem à classe média, realizam um dos seus sonhos comprando o seu primeiro automóvel”, diz.
O Inovar-Auto visa incentivar a substituição de componentes importados por nacionais, a competitividade, a fabricação de carros mais seguros e econômicos e o investimento em pesquisa e desenvolvimento. As empresas que se comprometerem com as metas do programa poderão usufruir de um crédito presumido do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de até 30 pontos percentuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário