quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Brasil é 5º em ranking de países das Américas que mais consomem café da manhã

19/11/2014
Equador e Peru são os que mais realizam a refeição matinal, considerada a mais importante do dia
SHUTTERSTOCK
​Os canadenses são os que realizam mais refeições por dia: média de 4,1.
​O café da manhã é indicado por especialistas em saúde como a principal refeição do dia. Mas será que os brasileiros seguem essa recomendação? A pesquisa Percepção e Realidade – Um estudo sobre a obesidade nas Américas, realizada pela WIN Amércias, mostra que o Brasil é o quinto dentre nove países da região onde a população declara consumir café da manhã.

No topo da lista estão Equador e Peru, onde 98% dos habitantes realizam a refeição matinal. Na sequência aparecem Colômbia (93%), Panamá (92%) e Brasil (86%). Por outro lado, no fim do ranking estão Estados Unidos (70%) e Argentina (77%).


Apesar de realizarem a principal refeição do dia, equatorianos e peruanos aparecem na parte de baixo da lista das populações das Amércias que  têm o hábito de se alimentar mais vezes por dia. Os canadenses são os campeões nesse quesito: média de 4,1 refeições por dia. O Brasil ocupa a terceira posição, com média de 3,9 refeições por dia. As últimas colocações pertencem ao Panamá e México, onde as populações realizam, em média, 3 e 3,1 refeições por dia, respectivamente.


A pesquisa mostra ainda que as populações que realizam menos refeições por dia são as que menos declaram estar com excesso de peso. No Panamá (3 refeições/dia), 37% dizem que estão com sobrepeso. No México (3,1 refeições/dia), 36% afirmam estar acima do peso e no Peru, onde a população realiza, em média, 3,3 refeições diárias, 33% acham que estão com excesso de peso. 

“Observamos que essas populações acham que estão no peso ideal por realizar poucas refeições no dia, porém elas devem ingerir uma grande quantidade de alimento, o que favorece o sobrepeso. Eles estão fazendo o contrário do que recomendam os especialistas em saúde, que são várias refeições ao dia, fracionadas em pequenas porções”, diz Laure Castelnau, diretora executiva do CONECTA, plataforma web do IBOPE Inteligência, que conduziu o estudo no Brasil.

A pesquisa foi realizada entre agosto e setembro de 2014, com 10.786 entrevistados de nove países do continente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário