quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Oficina mobiliza juventude extrativista para preservação da biodiversidade

17  2 
 
 
terça-feira, 16 Dezembro, 2014 - 18:30
Foto: Martin Garcia/MMA
Reforçar a importância do diálogo com a juventude extrativista para elaboração e execução de medidas públicas específicas que atendam à realidade do campo, da floresta e das águas, na preservação da biodiversidade e na garantia do manejo da produção sustentável e solidária. Com este objetivo, está sendo realizada em Brasília, até esta quarta-feira (17), a 1ª Oficina Nacional de Jovens Extrativistas.
O evento é organizado pelo Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, ocorre na Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Com o tema “Educar para a vida é a certeza de plantar sementes e colher bons frutos”, o evento busca dar início a trabalhos de auto-organização, reconhecimento e fortalecimento da juventude extrativista.
 “O Conselho Nacional de População Extrativista (CNS) ao realizar a oficina busca ampliar o debate com os jovens e participar do processo de organização de questões como saúde, educação e inclusão produtiva. Com isso mobiliza os jovens entorno da preservação da floresta”, afirmou o coordenador de Políticas para Povos e Comunidades Tradicionais do Ministério do Desenvolvimento Agrário (CGPCT/MDA), Edmilton Cerqueira.
O coordenador participou da abertura do evento e destacou que o MDA tem intensificado as ações para a população extrativista por meio de chamadas públicas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para a agricultura familiar.
Na programação, estão rodas de conversas entre as lideranças institucionais e a juventude extrativista, a fim de construir um diálogo sobre os avanços e desafios da preservação ambiental.
A expectativa é que, a partir do encontro, sejam construídas uma rede de jovens extrativistas e uma agenda de mobilização e de reivindicação de assuntos específicos dessa juventude. Participam do encontro 17 jovens extrativistas das regiões Norte e Nordeste do Brasil (representantes dos estados do Amazonas, Acre, Pará, Tocantins, Roraima, Rondônia, Amapá e Maranhão) e cinco representantes da direção nacional do conselho.
Também participam representantes do Ministério do Meio Ambiente, da Secretaria Nacional de Juventude, do Ministério da Saúde, do Ministério da Educação e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

*Com informações do Ministério do Meio Ambiente.
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/oficina-mobiliza-juventude-extrativista-para-preserva%C3%A7%C3%A3o-da-biodiversidade#sthash.fLDbc34q.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário