- 19/12/2014 12h17
- Brasília
Luana Lourenço - Repórter da Agência Brasil Edição: Valéria Aguiar
A internet é o terceiro meio de comunicação mais usados pelos brasileiros, atrás da TV e do rádio e à frente dos jornais e revistas, de acordo com a Pesquisa Brasileira de Mídia 2015, divulgada hoje (19) pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom). O levantamento, que ouviu 18 mil pessoas e traçou um perfil do consumo de informações nas diferentes mídias, apontou que 43% dos brasileiros usam a rede como meio de comunicação.
Entre os usuários da internet no Brasil, 76% acessam a rede todos os dias. O pico de uso é às 20h, tanto nos dias úteis quanto nos fins de semana. De acordo com a pesquisa, 67% acessam a rede em busca de informações ou notícias, mesmo percentual dos que dizem entrar na internet para buscar entretenimento (pergunta de múltiplas respostas).
Em relação ao grau de confiança na internet, 27% dizem confiar "sempre ou muitas vezes" nas notícias, ante 58% acreditam nos jornais e 54% na televisão.
A pesquisa da Secom mostra que o uso da internet é mais influenciado pelas características sociodemográficas que os outros meios de comunicação. “Renda e escolaridade criam um hiato digital entre quem é um cidadão conectado e quem não é. Os elementos geracionais ou etários mostram que os adolescentes são usuários mais intensos das novas mídias”.
Entre os jovens com até 25 anos, 63% acessam a internet todos os dias. O percentual cai para 4% na faixa etária acima de 65 anos. A pesquisa constatou que entre os que têm renda familiar superior a cinco salários mínimos, 76% acessam a internet pelo menos uma vez por semana. Por outro lado, entre os que têm renda familiar de até um salário mínimo por mês, apenas 20% acessam a internet com a mesma frequência.
O grau de escolaridade também influencia a frequência de acesso à rede: apenas 8% dos entrevistados que estudaram até a 4ª série usam a internet pelo menos uma vez por semana, percentual que aumenta para 87% entre os que têm ensino superior.
A Secom identificou baixo nível de participação dos internautas em consultas públicas, fóruns,enquetes e outros canais de participação promovidos pelo governo em plataformas online. “É baixo o contato direto entre o cidadão e governo ou instituições públicas. Apenas 25% dos usuários entraram em contato por e-mail, formulários eletrônicos, chats, redes sociais, fóruns de discussão ou de consultas públicas nos últimos 12 meses”, de acordo com o levantamento.
A pesquisa também constatou baixos percentuais de grau de conhecimento dos usuários da internet sobre as formas oficiais de comunicação do governo federal na web: o Portal Brasil, o sitedo Palácio do Planalto e o Blog do Planalto. Na pergunta estimulada, 77% dos entrevistados responderam que não conhecem o Portal Brasil “mesmo que só de ouvir falar” e 81% não conhecem o site do Palácio do Planalto. O Blog do Planalto é ainda mais desconhecido, com 85% de respostas negativas.
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