quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Oficina deve ampliar comercialização de produtos quilombolas no RS


 0  0 
 
 
quarta-feira, 17 Dezembro, 2014 - 15:30
Foto: Ascom/MDA
Facilitar o acesso das comunidades quilombolas ao mercado de compras institucionais do Governo Federal para ampliar a comercialização de seus produtos. Este é um dos objetivos da Oficina de Comercialização para Comunidades Quilombolas. Organizada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a ação está sendo realizada em vários estados brasileiros. O próximo encontro acontece nestas sexta-feira (19) e sábado (20), em Porto Alegre (RS).
Cerca de 20 representantes quilombolas gaúchos serão capacitados para vender aos mercados e modalidades de compras governamentais. Entre as atividades previstas no encontro estão palestras explicativas sobre os programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e de Alimentação Escolar (Pnae), que levam alimentos para unidades públicas de ensino e às populações em situação de insegurança alimentar.
A produção quilombola é, em geral, voltada para a subsistência, por isso, as oficinas buscam contribuir para o aumento da renda das famílias que vivem em situação de pobreza. Apesar das comunidades quilombolas terem aumentado suas produções, elas encontram dificuldades no processo de comercialização de seus produtos.
“Queremos passar informações de como acessar os programas de compras institucionais, para que as comunidades conheçam e possam ampliar a comercialização”, explica o coordenador-geral das Políticas para Povos e Comunidades Tradicionais do MDA, Edmilton Cerqueira.
A ação está inserida no eixo de inclusão produtiva do Programa Brasil Quilombola. Já foram capacitados quilombolas da Bahia, Maranhão e Minas Gerais já foram capacitados.
A ação é uma parceria entre MDA e Incra, com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Social (Seppir), Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/oficina-deve-ampliar-comercializa%C3%A7%C3%A3o-de-produtos-quilombolas-no-rs#sthash.7MxOjjTD.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário