quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Acesso à educação muda a realidade de agricultores familiares de assentamento no RS


 0  0 
 
 
quarta-feira, 28 Janeiro, 2015 - 15:45
Fotos: Rômulo Serpa/MDA
A educação no campo é essencial para promover e qualificar o desenvolvimento do meio rural brasileiro. Essa política, que nasceu das demandas dos movimentos sociais, ganhou força nos últimos quatro anos com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego do Campo (Pronatec Campo) e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera).
Com o acesso à educação, a população do campo se torna protagonista na construção das políticas e não apenas beneficiária. O assentamento Filhos de Sepé, em Viamão, no Rio Grande do Sul, é um exemplo de como essa política está funcionando na prática para 34 agricultores familiares que participaram da primeira turma do curso de Agricultura Familiar em Assentamento oferecido pelo Pronatec Campo.
Para a oradora da turma, a agricultora familiar Ana Eloisa Dorneles, a formação proporcionou aos alunos conhecimento para melhorar a propriedade e enfrentar a concorrência no mercado. "Somente pela educação podemos mudar a realidade de muitas pessoas que vivem no campo. Hoje, formados, somos ricos de espírito e consciência. Sabemos que as pessoas que se alimentam do que é produzido nessa terra serão mais saudáveis e felizes. Elas estão consumindo produtos livres de veneno ou qualquer resíduo químico”, acredita.
Até 2014, o Pronatec Campo ofertou até 2014 38,4 mil vagas. Do total de alunos, 54,8% são mulheres e metade dos matriculados é jovem. 
E não foi só o Pronatec Campo que contribuiu para melhorar a vida dos assentados gaúchos. O Pronera faz parte de praticamente toda a trajetória escolar de Rosely Canzarolli, 41 anos, que também mora no Assentamento Filhos de Sepé. Em 2000, Rosely iniciou o curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA) para completar o ensino médio. Em 2011, ela teve a oportunidade de ingressar no curso de medicina veterinária, também pelo Pronera.
Entre várias tentativas de cursar uma graduação, a assentada chegou a iniciar o curso de Magistério, mas a vontade maior era a Medicina Veterinária. Hoje, prestes a se formar, ela fala sobre a emoção de se qualificar na área em que sonhou. “Sempre quis estudar e me formar, só que nunca havia tido a oportunidade. É muito difícil entrar na área da Medicina. Com o Pronera pude realizar esse sonho.”
Para qualificação e formação no campo, em 2014, foram atendidos 14,4 mil alunos e alunas de assentamentos da reforma agrária na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), 2,1 mil alunos em nível médio e 1,4 mil alunos em nível superior.
Por meio da Residência Agrária, manteve-se o atendimento com bolsa de capacitação para graduação e pós-graduação a 1,6 mil alunos, a maioria proveniente dos cursos de nível médio e superior ofertados pelo Pronera. Ressalta-se que 65% dos cursos de Residência Agrária têm como foco a agroecologia e visam a formar profissionais especializados no desenvolvimento da assistência técnica e da extensão rural em áreas de agricultura familiar e de reforma agrária com enfoque agroecológico.
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/acesso-%C3%A0-educa%C3%A7%C3%A3o-muda-realidade-de-agricultores-familiares-de-assentamento-no-rs#sthash.n8bdJfAa.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário