28 de janeiro de 2015 às 16:50 por Josélia Pegorim
Janeiro de 2015 poderá dar recordes de seca e de calor nas capitais do Sudeste.
Segundo dados climatológicos do Instituto Nacional de Meteorologia, janeiro é o mês mais chuvoso do ano em São Paulo e no Rio de Janeiro. Para Belo Horizonte, janeiro é o segundo mês com maior média de chuva ao longo do ano e em Vitória, é o terceiro mês mais chuvoso.
O bloqueio atmosférico que predominou sobre o Sudeste até o dia 20 de janeiro dificultou a ocorrência de chuva por toda a Região. Das capitais, a única que teve pancadas de chuva regulares, e vários temporais, foi São Paulo. Em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, a primeira chuva de 2015 ocorreu entre os dias 21 e 22 de janeiro. Em Vitória, capital do Espírito Santo, o Inmet ainda não registrou chuva este ano. O Rio de Janeiro já teve algumas pancadas de chuva, mas em poucas áreas da cidade e a única chuva forte no centro da cidade, no local de medição do Inmet, foi entre 4 e 5 de janeiro.
A deficiência de chuva é de 100% em Vitória. No Rio, a chuva de janeiro, até o dia 28, estava 83% abaixo da média. Em Belo Horizonte o acumulado de chuva de janeiro em 28 dias estava 66% abaixo do normal e em São Paulo, 35% abaixo da média.
Possibilidade de recorde de seca em Vitória
Janeiro de 2015 até agora está sendo o janeiro mais seco já registrado em Vitória em 54 anos de medição, desde 1961. Se não chover nada até o fim do mês, janeiro deverá ser o janeiro mais seco e o mês mais seco desde 1961. O mês mais seco desde este ano foi o de fevereiro de 1966, quando choveu apenas 0,2 mm.
Possibilidade de recorde de seca no Rio de Janeiro
Da série histórica de 2003 até 2014, janeiro de 2015 está sendo o janeiro mais seco no Rio de Janeiro, pelas medições na estação meteorológica da Saúde, no centro da cidade. Por enquanto, o janeiro mais seco no Rio neste período foi o de 2014, que acumulou apenas 58,1 mm.
Nenhum comentário:
Postar um comentário