sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Café orgânico da agricultura familiar marca presença em cafeterias do RJ


 0  0 
 
 
sexta-feira, 23 Janeiro, 2015 - 18:00
Criada em 1993, pelo aposentado Olympio Matheus Ribeiro, a Fazenda Iranita, administrada desde 2005 pela filha e o genro Ana Regina e Suhail Majzoub, produz de forma orgânica café, leite e grãos. Mas a propriedade, localizada no nordeste fluminense, na zona rural de Purilândia, a 380 quilômetros da capital fluminense, tem como carro-chefe o café orgânico arábica. O produto é comercializado em lojas e cafeterias no estado do Rio de Janeiro.
Suhail conta que para conseguir toda a estrutura necessária utilizaram o crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). “Fomos financiando os equipamentos e tivemos assistência técnica”, afirma ao salientar que cinco famílias de agricultores familiares trabalham para produzir o café torrado, moído e empacotado, além do fubá e do feijão ensacado.
Para se chegar a um produto de qualidade, o agricultor conta que investiu na instalação de um lavador e despolpador para a produção do café, na capacitação técnica, bem como em outras melhorias na fazenda. “Hoje temos cerca de 12 hectares de cafezal e melhoramos bastante nossa estrutura. Colhemos o café no pano, depois ele vai para o lavador e em seguida para o despolpador. Tudo para dar mais qualidade.”
Café Iranita
Foi em 2006 que surgiu o principal produto da fazenda, o Café Iranita 100% Arábica. Orgânico e certificado com o selo da agricultura familiar, o artigo é vendido em feiras, como a Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária. “O selo agregou bastante valor. Fomos uns dos primeiros a colocar a identificação da agricultura familiar”, ressalta.
Hoje, a Fazenda Iranita chega a produzir aproximadamente uma tonelada de café por ano. O café torrado em grão é vendido em recipientes de 250g e 1kg. Já o café torrado e moído é encontrado em pacotes de 250g.

Tássia Navarro
Ascom/MDA
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/caf%C3%A9-org%C3%A2nico-da-agricultura-familiar-marca-presen%C3%A7a-em-cafeterias-do-rj#sthash.a60zq1o6.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário