sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Venda de girassol para produção de biodiesel amplia renda de assentado em Sergipe

0  0 
 
 
sexta-feira, 23 Janeiro, 2015 - 15:45
Foto: Ubirajara Machado/MDA
Os incentivos do Governo Federal para a produção e uso de biodiesel tiveram impacto significativo na vida do agricultor familiar João Gomes, do assentamento Jacaré Curituba, que ocupa parcialmente os municípios de Poço Redondo e Canindé de São Francisco, em Sergipe. Do cultivo de girassol, ele tira parte da renda que sustenta a família. 
Resistente à seca, a oleaginosa é utilizada na produção de biodiesel e também na adubação do solo e na alimentação animal.  João é fornecedor da Petrobrás, empresa que possui o Selo Combustível Social, concedido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). “Desde que comecei a plantar girassol para a produção de biodiesel pude incrementar a produção. Hoje consigo plantar também feijão, milho, qualquer outra cultura. Tenho a garantia de que vou produzir todo mês”, comemora.
Atualmente, cerca de 85 mil agricultores familiares e 77 cooperativas da agricultura familiar estão inseridos na cadeia produtiva do biodiesel.
Produção
Em 2014, o consumo nacional de biodiesel superou três bilhões de litros e a capacidade industrial instalada atingiu 7,5 bilhões de litros, com 55 usinas autorizadas a produzir e a comercializar biodiesel nos leilões públicos.
Desse total, 42 usinas (76%) possuem o Selo Combustível Social e, juntas, respondem por 91% da capacidade produtiva e 99% da produção de biodiesel do País.
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/venda-de-girassol-para-produ%C3%A7%C3%A3o-de-biodiesel-amplia-renda-de-assentado-em-sergipe#sthash.cVyMF4Ju.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário