segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

“Os programas do governo me deram uma nova perspectiva”, garante assentada do DF


 0  0 
 
 
segunda-feira, 26 Janeiro, 2015 - 16:45
Foto: Paulo Henrique Carvalho/MDA
Depois de anos trabalhando como doméstica em casas de Brasília (DF), a baiana Lindaci Maria dos Santos Cortes, 51 anos, se encantou pelo cultivo de hortaliças ao arrumar um novo emprego na área rural da capital do País. Ela ainda não sabia que aquela seria a última vez que trabalharia para os outros. “Virei agricultora familiar e trabalho para mim mesma”, afirma orgulhosa.
Atualmente, ela e o marido, Raimundo Nonato de Sousa, 44, produzem frutas, legumes, verduras e hortaliças – todas de maneira agroecológica – em uma área de dois hectares no assentamento da reforma agrária Chapadinha (DF), onde moram há cerca de 10 anos.  Parte da produção tem destino garantido. Desde 2012, Lindaci vende para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Governo Federal. “Minha vida está 100% melhor do que antes. Os programas do governo me deram uma nova perspectiva”, garante a agricultora familiar, que também é beneficiária do Bolsa Família.
NÚMEROS
Em ação conjunta, os ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) investiram, desde 2003, cerca de R$ 5,3 bilhões na aquisição de mais de quatro milhões de toneladas de alimentos da agricultura familiar, beneficiando aproximadamente 1,3 milhão de trabalhadores rurais.
Nos últimos quatro anos, foram destinados R$ 2,1 bilhões. As compras públicas do Governo Federal contemplaram cerca de 460 mil agricultores familiares.
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/%E2%80%9Cos-programas-do-governo-me-deram-uma-nova-perspectiva%E2%80%9D-garante-assentada-do-df#sthash.NWWR7xBV.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário