segunda-feira, 22 de junho de 2015

Investigação da Guerrilha do Araguaia tem novas escavações


Moradores do Araguaia abordados durante operação do Exército na Guerrilha do Araguaia - Foto: Acervo O Globo
As buscas pelos restos mortais de militantes que participaram da Guerrilha do Araguaia ganharam mais um capítulo nos últimos dias. Durante dez dias, uma equipe formada por mais de 20 pessoas - incluindo arqueólogos, antropólogos e representantes da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e do Ministério Público Federal (MPF) - realizou novas escavações na área do conflito armado que deixou dezenas de mortos. A estimativa do próprio governo federal é que 61 corpos de pessoas que desapareceram durante a guerrilha ainda estejam enterrados na região. Para o MPF, a localização dos restos mortais, bem como de outras provas do massacre, é um passo importante não só para esclarecer os fatos como também para garantir a punição dos responsáveis pelos crimes na esfera penal.

A expedição que se encerrou nessa sexta-feira, 19 de junho, é a primeira de três marcadas para 2015. Dessa vez, as buscas se concentram nos municípios de São Geraldo do Araguaia (PA) e Xambioá (TO), que receberam bases e acampamentos do Exército durante o conflito armado. As buscas na região chamada de Araguaia, por causa do rio que corta a região, foram feitas a partir de relatos de testemunhas de um dos maios violentos embates ocorridos durante a ditadura militar.

Os locais onde seriam feitas as escavações foram definidos pelo Grupo de Trabalho Araguaia a partir de expedições anteriores. Os profissionais realizaram inspeção das cavidades naturais existentes na região do entorno do Morro do Urutu, na Serra das Andorinhas, além de continuar as escavações no Cemitério de São Geraldo e na antiga base militar de Xambioá, onde o grupo já havia realizado ações de prospecções arqueológicas. As próximas expedições estão marcadas para os meses de agosto e setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário