segunda-feira, 22 de junho de 2015

Movimentos sociais repercutem Plano Safra


 0  0 
 
 
segunda-feira, 22 Junho, 2015 - 18:30
Representantes de movimentos sociais e agricultores familiares de várias regiões do Brasil participaram, nesta segunda-feira (22), da cerimônia de lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2015/2016, no Palácio do Planalto, em Brasília. Das principais medidas anunciadas, a desburocratização de acesso ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) e a ampliação das compras institucionais para a administração pública federal foram as mais comemoradas. 
A simplificação das normas sanitárias para as agroindústrias de pequeno porte permitirá uma maior agregação de valor aos produtos processados pela agricultura familiar, segundo o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Alberto Broch. “Essa mudança permite que a gente possa produzir e transformar a matéria-prima, em queijos, salames e tantos outros produtos, com a garantia da comercialização”, destacou.
A novidade agradou a agricultora Leidiane Mendes, 34 anos. Moradora de Catalão (GO), ela produz pães, biscoitos e bolos que são comercializados pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). “As medidas do Plano Safra trouxeram muitas melhorias, principalmente porque podemos produzir minimamente, dentro da nossa cultura camponesa, mas com a qualidade que o nosso produto precisa ter”, comentou.

Ampliação de mercado
Para o coordenador-geral da Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura (Fetraf), Marcos Rochinski, a nova modalidade de compras institucionais é uma das principais novidades. “Essas ações abrem uma perspectiva de renda para os agricultores familiares e isso é o mais importante”, salientou. A expectativa é que a administração pública federal, assim como ocorre com alimentos para a merenda escolar, compre o mínimo de 30% dos gêneros alimentícios da agricultura familiar. 
Representando o Movimento Camponês Popular (MCP), Clebis Garcia da Cruz afirmou que a medida vai movimentar a produção familiar. “É um avanço. Antes muitos agricultores deixavam de produzir porque não tinham como vender. Agora, como as portas se abriram, vamos ter uma maior produção da agricultura familiar”.
O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) inaugura esse processo com a compra de café orgânico da agricultura familiar. O conjunto de iniciativas que compõe o Plano Safra 2015/2016 passa a valer a partir de 1º de julho em todo País. 
Gabriella Bontempo
Ascom/MDA
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/movimentos-sociais-repercutem-plano-safra#sthash.V8JwHvhg.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário