Um estudo holandês pode parar um projeto já controverso para aprofundar o rio Elba, como a "Spiegel" tomou conhecimento. Ele alerta que se a dragagem continuar, os danos ao ecossistema do rio provavelmente serão irreparáveis.
Der Spiegel
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Vista do no rio Elba, em Dresden, na Alemanha
O relatório conclui que o Elba está à beira desse "ponto de inflexão" e está "muito sensível a pequenas mudanças", como aprofundamento ou estreitamento.
O estudo pode desferir o golpe final ao projeto de dragagem. Em outubro de 2012, as autoridades suspenderam o projeto de 400 milhões de euros para aprofundamento do rio Elba nas proximidades de Hamburgo, para receber os megacargueiros que exigem uma profundidade de 14,5 metros ou mais. Mas duas organizações ambientais –Amigos da Terra da Alemanha (BUND) e a União de Conservação da Natureza e Biodiversidade (NABU)– com o apoio do Fundo Mundial da Natureza (WWF), conseguiram obter uma suspensão temporária do projeto junto ao Tribunal Administrativo Federal da Alemanha em Leipzig. O juiz impediu o início do projeto de dragagem, em parte devido ao risco de "perturbar o ecossistema" na estuário do Elba.
O Verdi até mesmo apresentou um argumento ecológico. Se o rio não fosse aprofundado, as empresas de transporte com navios maiores poderiam transferir seus negócios para outros portos da Europa, como Roterdã, e as estradas seriam, por sua vez, ainda mais sobrecarregadas pelo tráfego de caminhões.
A questão "não tem nada a ver com responsabilidade ecológica", disse o sindicato, acrescentando que ficou surpreso e alarmado por grupos ambientais estarem aceitando facilmente essa avaliação. O Ministério dos Transportes em Berlim também interveio –apesar de sem sucesso– no conflito. Mas agora os oponentes do projeto de aprofundamento estão recebendo ainda mais reforço ao seu argumento.
O relatório pode acabar com a última esperança de encontrar uma forma de aprofundar o rio com táticas como a da Administração Federal Alemã de Hidrovias e Transporte (WSV), que vinha considerando um alargamento do estuário do Elba por meio da adição de diques, para preservar mais espaço natural. Mas esse plano ainda incluiria um aprofundamento do canal em um metro adicional para acomodar os navios de contêineres com calado carregado de até 14,5 metros.
Tradutor: George El Khouri Andolfato
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