quinta-feira, 30 de maio de 2013

Cooperativa gastronômica capacita jovens em Florencio Varela


Adital
Por Florencio Varela

A Juventude da Federação de Cooperativas de Trabalho Unidas de Florencio Varela
(FECOOTRAUN-FV) recebeu Walter Blanco, presidente da cooperativa La Cacerola, para aprender o ofício gastronômico e poder formar a curto prazo um empreendimento similar. A iniciativa é parte de uma política de capacitação em ofícios e trocas de experiências cooperativas, realizada pela Área da Juventude da Confederação Nacional de Cooperativas de Trabalho (CNTC).
La Cacerola Ltda, uma das fundadoras da Federação Argentina de Cooperativas de Trabalhadores Autogestionados (FACTA), é uma cooperativa de serviços catering e gastronomia que foi criado no final de 2001, depois das propostas das cacerolas [panelas] que mudaram o rumo do país. A partir dali, deram forma a um serviço que combina uma cozinha caseira boa de qualidade, com uma administração eficiente. Hoje fornece principalmente às atividades da Economia Social, como aos 200 trabalhadores que reconstruíram o prédio Capitón Sarmiento da cidade de Mercedes.
Walter Blanco, o presidente, se reuniu com os jovens de Varela e compartilhou com eles a experiência recebida em mais de 10 anos de trabalho. "O mais importante é a honestidade e a confiança. Essa é a base e o mais importante”, ele aconselhou. "A solidariedade mútua nos levou a crescer. Sempre fomos honestos entre nós”.
No que diz respeito à organização interna da cooperativa, Blanco explicou que "Seu conselho de Administração se divide em setores e cada um deles tem um responsável”. A Cada duas semanas, os referentes se reúnem para obter conclusões.
Com relação às máquinas necessárias para começar um empreendimento gastronômico, citou "amassadeira; um forno; uma sovadeira e uma fritadeira, como o objetivo de iniciar a fabricação de massas e pastas”.
Finalmente, os convidou a participar da capacitação que é realizada a cooperativa em seu local da Rua Franklin, entre Ramos Mejía e Rio de Janeiro, Capital.
O espaço da juventude das cooperativas varelenses é um dos mais organizados de toda a Confederação. No sábado passado se mobilizaram com bandeira própria na Plaza de Mayo, em apoio aos dez anos de kirchnerismo.
Mais informacões sobre cooperativa La Cacerola
A notícia é da CNCT

Nenhum comentário:

Postar um comentário