terça-feira, 21 de maio de 2013

Colômbia: Suíça reconhece Denominação de Origem do 'Café de Huila'



postado há 16 horas e 1 minuto atrás

O Governo da Suíça reconheceu a Denominação de Origem do “Café de Huila”, Colômbia, o que permitirá proteger os grãos produzidos no departamento dentro do mercado da União Europeia (UE).

O membro de Huila no Comitê Nacional de Cafeicultores, Fernando Castro Polanía, confirmou a notícia e destacou que esse fato irá gerar a possibilidade de  melhores preços e garantirá que nenhum café de outras origens seja comercializado sob a marca ''Café de Huila'.

Segundo Polanía, esse reconhecimento da Suíça não somente beneficiará os grãos huilenses nesse país, mas também, o reconhecimento será pleno nos países que formam a UE, o que permitirá que o café huilense se posicione ainda mais no seleto mercado europeu.

“Está reconhecida a Denominação de Origem Protegida do ‘Café de Huila’ na União Europeia, o que nos gerará enormes benefícios. Além disso, a vantagem que teremos agora que que não se pode falsificar o café de Huila, já que será reconhecido como café colombiano e de Huila em qualquer mercado que entre na UE, ou seja, vai haver controle para que a origem não seja misturada ou falsificada." E complementa: “irá nos ajudar igualmente para que a elevação do preço desses cafés, independentemente de serem negociados pelo intermédio da Federação ou não, cheguem diretamente aos cafeicultores.

"Vale lembrar que recentemente a Federação Nacional de Cafeicultores fez uma batalha jurídica para que o Governo espanhol removesse a patente de um comerciante que tinha a marca café de Huila registrada em seu nome, prejudicando nossos produtores. Isso garante que não volte a ocorrer nunca mais na UE”.

A Federação Nacional de Cafeicultores conseguiu durante um trabalho de vários anos, por meio da análise de mais de 1.900 amostras de café coletadas na zona geográfica de Huila e examinadas com a tecnóloga de espectro infravermelho próximo (Nirspor, por sua sigla em inglês) obter uma pegada do café de Huila, vital para o implemento da Denominação de Origem ‘Café de Huila’.

Essa denominação de origem ampara o café arábica lavado suave, que já processado, identifica-se sensorialmente por ter uma percepção geral balanceada, com notas doces, acidez e corpo médio-alto, fragrância e aroma intenso com sensações frutais e carameladas, e que tem formado sua reputação nacional e internacional durante muito tempo.

A reportagem é do Lanacion.com.co, traduzida e adaptada pelo CaféPoint.

Nenhum comentário:

Postar um comentário