quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Fiscalização em cursos com deficiência reduz número de diplomas em saúde e educação


Posted: 13 Oct 2014 01:57 PM PDT
Tão importante quanto a expansão do número de matrículas no ensino superior é a qualidade dos cursos. O governo federal tem trabalhado, permanentemente, em ações de regulação e supervisão em cursos, sobretudo naqueles com deficiências.
As flutuações ocorridas de um ano para outro, especificamente, de 2012 para 2013, sejam no total de concluintes, ou de formados por área, são reflexo direto da supervisão de instituições de ensino superior pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), do Ministério da Educação (MEC).
Na queda verificada em 2013, 97% está concentrada em 14 instituições de ensino superior entre mais de 2,4 mil existentes no País. Das 14, a maioria passou por processo de supervisão, resultando em suspensão, redução de vagas ou descredenciamento. E essas ações impactaram nos cursos da área de saúde e, em maior grau, naqueles da área de educação, principalmente na modalidade a distância.
Ensino_Superior_fiscalizacao_cursos

Outras questões pontuais também tiveram impacto nos números de 2013, como migrações de estudantes de um curso para outro dentro da mesma instituição, ou mesmo entre instituições, o que hoje ocorre com mais frequência devido às oportunidades que o jovem tem, por meio do Sisu, do Prouni e do Fies.
Além disso, qualquer análise da evolução do número de concluintes do ensino superior brasileiro deve considerar a tendência histórica observada em séries de longo prazo. Em 2003, este número nas Instituições de Ensino Superior (IES) do País era 554.230, e, em 2013, o Brasil alcançou a marca de 994.812 – um aumento de 79,5%.
Fiscalização
Em 2011, o MEC criou a Seres. Dentre suas principais atribuições estão regulação e supervisão de IES, públicas e privadas, pertencentes ao Sistema Federal de Educação Superior; e cursos superiores de graduação do tipo bacharelado, licenciatura e tecnológico, e de pós-graduação lato sensu, todos na modalidade presencial ou a distância.

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