terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Fortalecimento da agricultura familiar e qualidade de vida no campo são tratados em reunião da Fetraf


 12  1 
 
 
terça-feira, 9 Dezembro, 2014 - 17:45
Foto: Albino Oliveira/MDA
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, fez um balanço das políticas públicas voltadas aos agricultores familiares e prospecções de um futuro positivo para o rural brasileiro durante a Reunião da Direção Ampliada da Federação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Brasil (Fetraf/Brasil), nesta terça-feira (9), em Brasília.
Miguel Rossetto destacou que o aumento da produtividade e da renda dos agricultores é a grande agenda do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para os próximos anos. “A ideia de produzir mais, estruturar a produção agroecológica, organizar economicamente o rural, incentivar agroindústrias e aumentar o poder econômico dos agricultores familiares, assentados da reforma agrária e trabalhadores rurais deve organizar a política do MDA no próximo período”.
Ele apresentou dados do conjunto de programas oferecido pelo Governo Federal aos agricultores familiares e assentados da reforma agrária. O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), Garantia-Safra, Seguro da Agricultura Familiar (Seaf) e as políticas de compras governamentais, como o Programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), foram alguns dos temas abordados.
“Queremos fortalecer o rural e dar qualidade às pessoas que moram no campo. Estamos falando de cinco milhões de brasileiros que vivem nessas regiões. Então, temos que assegurar a felicidade desses moradores, fazendo com que eles tenham qualidade de vida na zona rural”, avaliou.
O coordenador-presidente da Fetraf, Marcos Rochinski, realçou que a instituição quer interceder pelo fortalecimento do MDA. “Nossa luta é para que o MDA seja o gestor de políticas como o ‘Minha Casa, Minha Vida Rural’ e o Pronatec Campo, pois é o ministério que compreende os meandros do rural brasileiro”, defendeu Rochinski.
A Reunião da Direção Ampliada da Fetraf Brasil segue até a próxima quinta-feira (11).

João Paulo Biage
Ascom/MDA
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/fortalecimento-da-agricultura-familiar-e-qualidade-de-vida-no-campo-s%C3%A3o-tratados-em-reuni%C3%A3o#sthash.c9ckDlU5.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário