quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Incra destaca políticas públicas para quilombolas em balanço da Seppir


 0  0 
 
 
quarta-feira, 3 Dezembro, 2014 - 18:45
Foto: Rômulo Serpa/MDA
O presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Carlos Guedes, representou o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, no Balanço de Gestão 2011/2014 da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir/PR), nesta quarta-feira (3), em Brasília.
O presidente do Incra destacou as políticas públicas voltadas para povos e comunidades tradicionais no meio rural. “Em 2014, tivemos muito do que nos orgulhar, batemos o recorde de portarias de reconhecimento de comunidades quilombolas. São quinze comunidades reconhecidas e vamos chegar a 19 comunidades”, adiantou Carlos Guedes.
A ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, afirmou que o trabalho em conjunto contribuiu para o sucesso das políticas voltadas para esse público. “A minha fala hoje é apenas de agradecimento e reconhecimento, porque para trilhar esse caminho que estamos trilhando precisamos de ajuda. E, em 2015, teremos maior possibilidade de ampliar as oportunidades para a população negra.”
O evento reuniu diversos ministérios, secretarias e institutos para apresentar as ações voltadas para a população negra no País.
Programa Brasil Quilombola
“O MDA e o Incra têm dado contribuições importantes e significativas para a construção do Programa Brasil Quilombola, que é o grande destaque desse balanço”, comentou o coordenador-geral de Políticas para Povos e Comunidades Tradicionais do Ministério, Edmilton Cerqueira.
Entre as iniciativas do Programa, estão o desenvolvimento agrário, regularização fundiária, certificação de comunidades quilombolas e a inscrição no Bolsa Família.
Dentre as políticas do MDA, o coordenador destacou a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP), o Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR) e o Selo Quilombos do Brasil como algumas das iniciativas voltadas para povos e comunidades tradicionais.
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/incra-destaca-pol%C3%ADticas-p%C3%BAblicas-para-quilombolas-em-balan%C3%A7o-da-seppir#sthash.xePicaO2.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário