quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

“Em meia hora faço o que antes levava um dia inteiro”, conta beneficiário do Mais Alimentos


 15  2 
 
 
quarta-feira, 21 Janeiro, 2015 - 14:00
Foto: Albino Oliveira/MDA
“A primeira vez que viajei de avião, pensei: se eu conseguir plantar alface e vender para essa companhia aérea, minha produção vai atravessar o mundo todo”, lembra Idalércio Barbetta, que há 16 anos se dedica à agricultura familiar. Com o incentivo de políticas do Governo Federal, o agricultor superou suas expectativas.
Pelo Mais Alimentos, Idalércio adquiriu um trator e modernizou a produção de frutas e hortaliças, que hoje alimenta mais de 300 clientes fiéis. “O sorriso não esconde. É incrível conseguir uma máquina nova, pagando juros tão baratos. Jamais conseguiria comprar algo assim, juntando o meu dinheiro. Hoje, em meia hora, faço o que antes levava um dia inteiro”, conta.
Esse mesmo orgulho, ele pode compartilhar com milhares de agricultores familiares brasileiros. Desde 2008, quando o Mais Alimentos foi criado, foram financiados mais de 80 mil tratores. Pelo programa, também foram adquiridos 48 mil veículos de transporte. Ao todo, foram 128 mil veículos, que melhoraram a vida no campo.
Naiara Pontes/MDA
“Sem o Mais Alimentos, não teríamos conquistado o que temos hoje.”
Não foi apenas a lida no campo que ficou mais fácil com as facilidades do Mais Alimentos. Os agricultores puderam também agregar valor ao que produzem, pois essa é a linha do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) voltada para investimento.
Ela financia máquinas e equipamentos agrícolas como ordenhadeiras, sistemas de irrigação, máquinas usadas em agroindústrias, entre milhares de outros itens, que tornam a vida  no campo menos penosa.
Foi graças ao programa que a família Ferrari, do interior de Carlos Barbosa, a 100 quilômetros da capital gaúcha Porto Alegre, conseguiu montar uma agroindústria e profissionalizar a produção caseira de queijos e embutidos.  Hoje, o negócio que eles montaram na propriedade da família é destaque na produção desses alimentos no Rio Grande do Sul.
“Acessamos o Mais Alimentos e foi bastante importante. Sem esse programa, não teríamos condições de investir em tudo que conquistamos até hoje”, afirma Zair Ferrari, que há 12 anos produz as receitas da família.


- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/%E2%80%9Cem-meia-hora-fa%C3%A7o-o-que-antes-levava-um-dia-inteiro%E2%80%9D-conta-benefici%C3%A1rio-do-mais-alimentos#sthash.thll7toB.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário