quarta-feira, 17 de junho de 2015

Kits de apicultura e irrigação beneficiam Escola Família Agrícola de Ladeirinhas, em Japoatã (SE)


Kits de apicultura e irrigação beneficiam Escola Família Agrícola de Ladeirinhas, em Japoatã (SE)
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) forneceu quatro kits de inclusão produtiva à Escola Família Agrícola de Ladeirinhas, na zona rural de Japoatã (SE). Os materiais – dois kits de irrigação, um kit de produção de mel e um kit de produção de pólen – serão usados em aulas práticas da escola.
Os kits de apicultura contêm materiais para a produção de mel e pólen e são compostos, cada um, por 10 colmeias, duas vestimentas apícolas completas, cera alveolada, fumigador, formão e carretilha. Os sistemas de irrigação, por sua vez, possuem capacidade para irrigar áreas de até 500 m² cada um e possibilitam o plantio de frutas e hortaliças com baixo consumo de água, com irrigação por gotejamento.
A engenheira florestal Chiara Menezes Donádio, professora da escola, afirma que os materiais deixaram os alunos animados. “Vamos usar os kits de irrigação para criar uma unidade do PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável) e para a produção de milho e feijão. Os kits apícolas atendem a uma necessidade dos estudantes e vão melhorar nossa produção, além de trazer algo novo, que é a produção de pólen”, diz a professora.
O superintendente regional da Codevasf, Said Schoucair, avalia que a atuação da empresa nessa área tem correspondido às expectativas. “As famílias que receberam esses kits vêm alcançando bons resultados, principalmente na apicultura. Vários produtores já conseguem até mesmo fornecer mel para a merenda escolar. É uma ação da Codevasf que gera renda para famílias mais carentes”, afirma.
Até o momento, a Codevasf forneceu 269 kits de apicultura e 123 kits de irrigação em Sergipe. A ação está incluída no eixo de inclusão produtiva do Plano Brasil Sem Miséria e contempla famílias em situação de extrema pobreza. A meta da Codevasf é chegar a 300 kits de apicultura e 150 kits de irrigação distribuídos no estado. Os recursos para a aquisição dos kits de irrigação são oriundos da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional (SDR/MI).
Em Sergipe, o investimento para adquirir os 300 kits de apicultura foi superior a R$ 1 milhão. O valor foi aplicado também na contratação de equipe de apoio técnico e na compra de equipamentos para beneficiamento de mel e pólen, que estão sendo distribuídos a entidades comunitárias que podem fornecer suporte aos apicultores contemplados com kits familiares. Para adquirir os 150 kits de irrigação, o investimento da Codevasf foi de R$ 78,4 mil, no âmbito do programa Água Para Todos.
Veja fotografias ilustrativas no perfil da Codevasf no Flickr:
https://www.flickr.com/photos/codevasf/sets/72157648390681424
Ouça as notícias da Rádio Codevasf:
https://soundcloud.com/codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário