terça-feira, 16 de junho de 2015

Para ministro Patrus Ananias, agricultura familiar ganha com Fachin no STF


 1  0 
 
 
terça-feira, 16 Junho, 2015 - 18:15
Foto: Paulo Henrique Carvalho/ MDA
O ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Patrus Ananias, considerou positivo o ingresso do jurista Luiz Fachin como o mais novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). A posse do ministro ocorreu nesta terça-feira (16), em Brasília. “Ele tem uma grande sensibilidade para tratar das questões ligadas à terra. Para nós, é um tema fundamental, para promovermos uma reforma agrária pacífica e democrática e, na mesma linha, efetuarmos também a reforma urbana. Ou seja, estabelecermos um justo equilíbrio entre o direito de propriedade e as exigências superiores do direito à vida, da dignidade humana, da justiça social e do bem comum”, afirmou Patrus após a cerimônia.  
A solenidade de posse contou com a presença de mais de mil convidados, entre familiares e autoridades. O presidente do STF, Ricardo Lewandowski, conduziu a cerimônia de posse e disse ser uma grande alegria ter Fachin como colega. “As posses no Poder Judiciário, no geral, caracterizam-se pela singeleza e extrema parcimônia. Cabe a mim, dar as boas-vindas ao novo ministro e manifestar o júbilo de meus pares de ter um magistrado com suas qualificações”. 
Depois de empossado, Luiz Edson Fachin declarou que cumprirá fielmente os deveres e encargos da Justiça. 
Perfil
Luiz Edson Fachin nasceu em 8 de fevereiro de 1958, em Rondinha (RS). Ele é professor titular de Direito Civil da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a mesma em que se graduou em Direito, em 1980. 
Tem mestrado e doutorado, também em Direito Civil, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), concluídos respectivamente em 1986 e 1991. Fez pós-doutorado no Canadá, atuou como pesquisador convidado do Instituto Max Planck, em Hamburgo, na Alemanha, e também como professor visitante do King’s College, em Londres. 
Seu nome foi anunciado pela presidência da República no dia 14 de abril e, no dia 19 de maio, o Plenário do Senado Federal aprovou a indicação.
Jalila Arabi
Ascom/ MDA
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/para-ministro-agricultura-familiar-ganha-com-fachin-no-stf#sthash.pOzh6tQx.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário