sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Incaper recebe pesquisador da Embrapa para intercâmbio entre bancos genéticos de plantas medicinais




Incaper
Pesquisador visita banco genético do Incaper na Fazenda de Jucuruaba, em Viana
O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) recebeu, entre os dias 27 e 29 de agosto, a visita do pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Recursos Genéticos e Biotecnologia, Roberto Fontes Vieira. O objetivo da visita foi coletar amostras de plantas medicinais do Espírito Santo para integrar ao banco genético da Embrapa, que desenvolve um projeto de aprimoramento da qualidade de matérias-primas para o Sistema Único de Saúde (SUS).

“Estamos realizando a coleta de material em várias regiões do Brasil a partir dos locais onde as plantas já estão identificadas e catalogadas, como é o caso do Incaper. Também recorremos a lugares onde existem programas de fitoterapia”, explicou Roberto Fontes Vieira. Ele disse que a intenção desse projeto é analisar as matérias-primas coletadas a fim de melhorar a qualidade das plantas medicinais que irão atender aos usuários da saúde pública.

Durante a visita, o pesquisador coletou amostras de Bidens pilosa (Picão), Lippia sidoides (Alecrim-pimenta), Mikania glomerata e M. laevigata (Guaco) e Phyllanthus amarus, P. niruri, P. tenellus, P. sellowianus (Quebra-pedra), plantas já utilizadas no SUS e sobre as quais há poucos estudos clínicos avançados. Os locais de coleta foram as Fazendas Experimentais de Jucuruaba, em Viana e a de Venda Nova do Imigrante, e a Associação Central de Saúde Alternativa (Acesa), em Vila Pavão.



Área de plantas medicinais em Vila Pavão.


Na Fazenda de Jucuruaba, há o banco de germoplasmas de plantas medicinais, condimentares, aromáticas e nutracêuticas do Incaper, com mais de 130 espécies já identificadas e catalogadas. “Nesse banco, as plantas não são usadas apenas no mostruário. Produzimos em maior escala para fornecimento a produtores rurais, pastorais da saúde, comunidades indígenas, assentamentos rurais e para atividades de educação ambiental, pesquisas e oficinas de chás e xaropes”, explicou a bióloga do Incaper, Fabiana Ruas.

Já na Fazenda de Venda Nova do Imigrante, o pesquisador pode conhecer o cultivo orgânico de plantas medicinais, bem como as instalações da Pastoral da Saúde do município, que possui uma experiência de 23 anos com processamentos de fitoterápicos. As plantas fornecidas para realização desse trabalho voluntário são do Incaper. Em Vila Pavão, foram coletadas amostras na Acesa, que possui uma área de plantas medicinais há mais de 20 anos e distribui fitoterápicos para a comunidade. A entidade é vinculada à Pastoral da Saúde, Prefeitura Municipal de Vila Pavão, Igreja Católica e Luterana.




Medicamentos fitoterápicos de Venda Nova são feitos com plantas fornecidas pelo Incaper.


Para o pesquisador da Embrapa, a visita foi enriquecedora. “Pude conhecer a diversidade de situações das plantas medicinais no Espírito Santo e o interessante trabalho de longo prazo das pastorais sociais. Nossa perspectiva é de continuidade desse intercâmbio, por meio da formalização de uma parceria. Queremos organizar uma rede nacional para inserir coleções nos bancos de germoplasmas e será importante a contribuição de cada Estado”, avaliou Roberto Fontes Vieira.

A visita também foi considerada positiva pela bióloga do Incaper. “Foi uma oportunidade maravilhosa de consolidar a participação de uma instituição pública do Espírito Santo no banco genético da Embrapa. Também pretendemos adquirir plantas cuja identificação botânica seja assegurada, o que irá enriquecer nosso banco de germoplasmas. Dessa forma, garantimos a troca e o acesso ao material genético”, disse Fabiana.

Para discutir as possibilidades de uma parceria formal entre a Embrapa e o Incaper no que se refere ao banco genético de plantas medicinais, houve uma reunião entre o pesquisador Roberto Fontes Vieira e o diretor Técnico do Incaper, Aureliano Nogueira da Costa. “Discutimos a perspectiva de oficializar um acordo de cooperação técnica entre as instituições envolvidas para dar continuidade ao intercâmbio iniciado com a visita do pesquisador. Queremos estabelecer uma parceria maior com entidades que possuem recursos genéticos e a Embrapa é uma referência no contexto nacional”, reiterou Aureliano.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Luciana Silvestre
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário