sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Transporte Escolar: qualificação gratuita para dois mil motoristas



Dois mil motoristas de transporte escolar de todo o Espírito Santo serão requalificadosgraças a umaparceira entre o Governo do Estadopor meio do Detran|ESSecretaria de Estado da Ciência,TecnologiaInovaçãoEducação Profissional e Trabalho (SECTTI) e Fetransportespor meio do SestSenat.
assinatura do convênio para elaboração do curso foi realizada nesta sexta-feira (31), no PalácioAnchieta, em VitóriaEstiveram presentes o governador Renato Casagrande; o diretor geral doDetran|ESFábio Nielsen; o secretário de Estado da Ciência e TecnologiaJadir Pela e o presidente daFetransportes, Wagner Chieppe.
 
Durante o encontro, o governador também assinou decreto que trata de isençöes de ICMS paradesonerar o setor de transportes no Espirito Santo. "As nossas ações própriasaliadas às parcerias,säo determinantes para a redução das desigualdades no EstadoVamos seguir formando, e hoje acumulamos quase 163 mil vagas para aperfeiçoamento profissionalpara fazermoscada vez mais, omelhor para a qualidade de vida dos capixabasdestacou Casagrande.
 
Atualmente existem 4.800 condutores de transporte escolar cadastrados no Detran|ES. Destes, 1.150 estão com a credencial para conduzir transporte escolar vencida, sendo necessário passar pela requalificação para renovar o documento.
 
O diretor geral do Detran|ES, Fábio Nielsen, explica que a realização do curso de qualificação profissional é de extrema importância para a qualidade do serviço prestado. “Uma das nossas preocupações durante a fiscalização do transporte escolar é a formação do condutor e vamos poder oferecer gratuitamente um curso que custaria em torno de R$ 150 a R$ 230 reais, caso o motorista tivesse que pagar”, disse.
 
A fiscalização ao transporte escolar é feita pelo Detran|ES juntamente com o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar. Só em 2012 já foram feitas 1.500 abordagens.
 
Para o presidente da Fetransportes, Wagner Chieppe, a parceria representa o investimento em melhoria do serviço dos condutores e segurança do transporte escolar. “Há uma responsabilidade social muito grande por parte do Sest Senat e temos capacidade de contribuir na formação desses profissionais que transportam a carga mais valiosa de todas: nossas crianças”, destacou.
 
Após assinatura do convênio, os órgãos envolvidos atuarão no planejamento integrado das ações para que, em seguida, sejam divulgadas as informações de seleção e inscrição dos candidatos ao curso.
 
Alterações de ICMS
 
Durante o encontro, o governador Renato Casagrande também assinou decreto elaborado pela secretaria de Fazenda para a modificação no regulamento do ICMS para o setor, estendendo o benefício dos atacadistas para as transportadoras, quando foram destinatárias da mercadoria. A redução da base de cálculo em sete por cento alcançará empresas de construção civil, hospitais e os próprios prestadores de serviço de transportes, levando à redução do custo operacional.
 
Outra modificação aumentará o quantitativo de itens que permitem a apropriação de créditos do imposto. Hoje, aquisições de combustível, lubrificantes, pneus e câmaras de ar de reposição geram crédito de ICMS. Com o aumento do número de itens, o ICMS encolherá e o setor de transportes se tornará mais competitivo.
 
A listagem dos produtos atingidos pela modificação:
 
Combustíveis;∙        Lubrificantes;∙        Pneus;∙        Câmaras-de-ar de reposição;∙        Lonas de freio;∙        Filtros de ar;∙        Lâmpadas;∙        Correias em geral;∙        Ajustadores automáticos de freio (catraca);∙        Bombas d’água O-500;∙        Bombas de óleo diesel OM 475;∙        Bombas hidráulicas;∙        Eixos dianteiros;∙        Eixos traseiros;∙        Polias estriadas O-500;∙        Polias lisas O-500;∙        Polias tensoras,∙        Servo de embreagem. 


Informações à imprensa: Assessoria de Comunicação do Detran|ES Karyna Amorim Tel: 3137-2627 karyna.amorim@detran.es.gov.br Vinícius Yungtay viniciusyungtay@detran.es.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário