sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Moniz Bandeira e o futuro da América Latina


  31 DE MARÇO DE 2008

Em entrevista na Argentina, historiador fala sobre o eixo EUA-Colômbia, as mudanças em Cuba e a Conselho de Defesa do Sul
(Por Marília Arantes, da redação)
Pouco procurado pela imprensa brasileira, que tem pouco apetite pela profundidade, o historiador Luiz Alberto Moniz Bandeira concedeu há dias, ao jornal argentino Clarin, uma entrevista que merece atenção. Eis algumas de suas visões:
> Sobre as causas da incursão colombiana no Equador e os riscos de tensões prolongadas na América do Sul:
A paz interna não interessa elite colombiana, que precisa manter-se em conflito para ganhar com ajuda externa dos EUA. Por isso, o difícil prever o fim da instabilidade entre vizinhos, na América do Sul. O ataque às FARC em território equatoriano teve o aval de Bush e pode estar relacionado com um objetivo geopolítico dos EUA: interromper o envolvimento da França (e de Nicolas Sarkozy) na região, visto como sombra à influência de Washington. Além disso, um acordo para liberação de reféns fortaleceria Chávez, que a Casa Branca quer ver pelas costas.
> Sobre o futuro de Cuba:
Moniz Bandeira crê que, não haverá, sob governo Raul Castro, mudança estrutural – mas, sim, um processo gradual de abertura. Conduziria, como na China, a um capitalismo de Estado. Implicaria ampliar a relação da ilha com o Mercosul – em especial o Brasil (a Venezuela seria um parceiro insuficiente).
> Sobre o Conselho de Defesa da América do Sul e as relações Brasil-Argentina
Desde a guerra das Malvinas, os militares brasileiros mudaram seus cenários de guerra. Passaram a enxergar a hipótese de um conflito contra um país mais forte, do “bloco ocidental” (porém, do Norte). Isso ampliou a presença militar na Amazônia, que se tornou região muito sensível: qualquer ato hostil pode ser visto como motivo para guerra. Também distensionou as relações com a Argentina, vista então com o oponente mais provável.
A recente iniciativa brasileira, em favor do Conselho de Defesa da América do Sul, reflete o surgimento, na diplomacia, de uma visão sul-americanista. Ele é viável e poderia isolar os EUA, em aliança estratégica com a Colômbia.
 M A I S
Na Biblioteca do Le Monde Diplomatique Brasil, pastas sobre América do Sul,ColômbiaEquador e Venezuela.

Leia também:
  1. Em debate, o futuro das finanças
  2. A China é o alvo dos EUA
  3. Da crise econômica ao suicídio guarani
  4. Um modo radical de apoiar Barack Obama
  5. Uribe e as FARC: violência interessa a ambos
  6. A guerra espreita o Líbano
  7. Brasil começa a debater possível contágio

Nenhum comentário:

Postar um comentário