sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Sebrae oferece treinamento a pequenos comerciantes de vários municípios do Estado


Até o final de setembro, Projeto Comércio Total vai percorrer diversos município capixabas para dinamizar e fortalecer a gestão do comércio de bairros


Descrição: http://www.es.agenciasebrae.com.br/imagem.kmf?img=imagem_n6hatkymmm.jpg&tipo=12&s=1
O Projeto Comércio Total segue realizando uma força-tarefa para dinamizar o comércio de bairros em vários municípios da Grande Vitória e interior. Desenvolvido pioneiramente pelo Sebrae no Espírito Santo, o programa tem sido uma importante iniciativa para melhorar a gestão das microempresas e empresas de pequeno porte, especialmente para o comércio varejista e prestadores de serviços.

A ação volta aos municípios de Vila Velha e Cachoeiro de Itapemirim no início de setembro para contemplar os comerciantes de outros bairros da região. Lá, a capacitação acontece entre os dias 10 e 14. A agenda inclui ainda os municípios de Cariacica, Jaguaré, Vitória e Brejetuba, que recebem o Comércio Total até o final de setembro.

A programação consiste em uma semana de palestras de capacitação com nove temas relacionados ao universo comercial, como “Visual de Loja”, “Controle de Estoque”, “Formação de Preço de Venda”, “Atendimento ao cliente”, entre outras orientações práticas de consolidação dos pequenos empreendimentos. É uma oportunidade única para o micro empresário melhorar o seu estabelecimento comercial.

Um dos beneficiados pelo projeto foi José Albino da Costa, que há dez anos passou de aposentado a empresário, abrindo seu próprio negócio, a Sorveteria Orabolas, no bairro Santo Antônio. No início de julho, ele aproveitou para participar pela segunda vez do Comércio Total, quando o projeto estava atuando em seu bairro. “Para não ficar parado quando me aposentei, fiz um curso de empreendedorismo no Sebrae e abri meu próprio negócio. Hoje a sorveteria é um sucesso, mas o apoio do Sebrae ainda é fundamental. O Comércio Total abriu o mundo pra mim, me ensinou a administrar, escolher o preço dos produtos, fazer movimento de caixa e até mexer com porcentagem, porque até então eu não tinha conhecimento. Por conta disso, já cheguei a vender 90 mil picolés num verão”, conta o empresário de 62 anos, que hoje fornece o seu produto a 40 pontos comerciais e restaurantes da Grande Vitória.

Podem participar do Comércio Total os donos de estabelecimentos e seus funcionários, empreendedores individuais e pessoas interessadas em abrir um negócio. Os inscritos têm direito a consultorias gratuitas e planos de negócios oferecidos pelo Sebrae. A inscrição poderá ser feita na semana que antecede o evento nos pontos de apoio CDL ou Nossocrédito.

Confira a agenda do Comércio Total:

10 a 14 de setembro - Vila Velha (bairro Novo México) e Cachoeiro de Itapemirim (bairro Cel Borges e mais 3 bairros)
17 a 21 de setembro - Cariacica e Jaguaré
24 a 28 de setembro - Vitória (bairro Goiabeiras) e Brejetuba


Assessoria de Comunicação Sebrae/ES
Karla Monteiro
Sayonara Lacerda
Amanda Freitas / Ayanne Karoline
Tel: (27) 3041.5613/ 5515
E-mail: karla.fonseca@es.sebrae.com.br
www.es.agenciasebrae.com.br
Twitter: @sebraees
Facebook: www.facebook.com/sebraees

Central de Relacionamento Sebrae - 0800 570 0800
Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agênci

Descrição: amanda freitas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário