sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Outras Mídias, edição especial


  31 DE AGOSTO DE 2012

Boletim destaca seleção de textos publicados por sites e blogs alternativos e antecipa novo produto editorial de “Outras Palavras”
Por Antonio Martins
Em 31 de agosto, Outras Palavras lançou um número incomum de seu boletim de atualização (clique aqui para recebê-lo regularmente). Ao contrário das edições regulares, esta (a de número 209) destacou apenas textos publicados num de nossos três sites – Outras Mídias. O experimento relaciona-se a um projeto editorial em desenvolvimento. Queremos criar, nos próximos meses, um site que pesquise e apresente uma seleção, constantemente atualizada, dos textos mais relevantes e profundos publicados pelas mídias alternativas.
Outras Mídias  é, hoje, apenas um embrião deste projeto. Baseia-se num acervo de algumas centenas de sites e blogs alternativos, reunido ao longo de anos. Algumas vezes por semana, a equipe da Escola Livre de Comunicação Compartilhada visita estas fontes e seleciona um conjunto de textos. Eles são estampados num site especial, com clara identificação dos autores, das publicações originais e de seus links. O próprio nome deste site expressa nossa intenção: apresentar ao leitor um pouco da vasta galáxia midiática que, pouco a pouco, rompe o oligopólio da velha imprensa.
É possível aprimorar em muito este trabalho. A seleção pode tornar-se regular, possivelmente diária. Um número maior de colaboradores permitirá incorporar novos temas e sites ao acervo básico usado em nossas pesquisas. Um esforço de edição de textos e imagens daria maior unidade ao conjunto do material selecionado, tornando a leitura mais clara e agradável. Surgiria, com estas providências, um site capaz de funcionar como vitrine das mídias alternativas — evidentemente, uma de muitas possíveis vitrines, organizada segundo nossos critérios editoriais. Os textos publicados hoje por Outras Mídias são uma primeira mostra do resultado pretendido. 
Nosso projeto inclui um passo a mais. Além das seleções, trabalhamos na construção de Mandala, um grande agregador automático de mídias livres. Por meio dele, será possível apresentar, num único espaço da web, os títulos dos textos mais recentes publicados por centenas de sites. Ao clicar em cada título, o leitor será remetido diretamente à publicação original. Para facilitar as leituras e buscas, os sites poderão ser organizados por temas.
Estes ideias são iniciais. Desenvolvê-las exige estudo, esforço e recursos. Novos passos para realizar o projeto serão anunciados e debatidos em nossos sites. A edição especial do boletim é apenas a primeiro movimento. Veja, abaixo, nossa seleção de textos — e, se possível, expresse sua opinião, comentando este post.
Uma nova edição regular do boletim estará no ar neste sábado. Boas leituras, e ótimo fim-de-semana
Leia também:
  1. Como as velhas mídias tentam navegar na internet
  2. Outras Palavras busca estagiári@
  3. Outras Palavras lança seleção de textos da mídia livre
  4. Ambiente e Biodiversidade: Outras Palavras procura colaborador@
  5. Seminário “Mídias Livres na era digital” 13/05
  6. Seminário “Mídias Livres na era digital” 27/05
  7. As outras revoluções do século 21
  8. Outras Palavras saúda 2011
  9. Outras Palavras Web-TV: experimentos
  10. Uma receita para o Caderno Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário