quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Uvas, queijos, vinhos e reuniões de agricultores familiares na Expointer


Durante a tarde de quarta-feira (29), o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, conferiu diversas atividades realizadas no Armazém da Agricultura Familiar, espaço do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) localizado dentro do Pavilhão do setor na Expointer 2012. Pepe encontrou-se com representantes de diversos seguimentos da agricultura familiar, participou da solenidade do Dia da Uva e do Vinho, acompanhou a homologação do 2o Simpósio sobre Queijos Artesanais do Brasil e conversou com fumicultores.

A agenda começou com o Dia da Uva e do Vinho. Durante o evento, a bebida produzida pelos agricultores familiares estava exposta para a degustação. Na mesa de vinhos, estava o orgânico do agricultor Zumir De Lucca, 60 anos. Viticultor há mais de 20 anos, há dez, resolveu investir na produção sem agrotóxicos. Ele e sua esposa, Neuza Silva, 37, levaram para a 14ª Feira da Agricultura Familiar, na Expointer, seis, dos oito tipos de vinho que fabricam. “Meu vinho é o único fino e orgânico da feira. Custa mais caro produzir, mas é uma satisfação enorme saber que você contribui para a natureza e para a saúde das pessoas”, explica.
Queijo Serrano
Outro destaque da programação na Expointer foi a homologação do 2o Simpósio sobre Queijos Artesanais do Brasil, previsto para ser realizado no Rio Grande do Sul em 2013. Na solenidade, realizada no Pavilhão da Agricultura Familiar, o ministro recebeu o documento final do primeiro encontro, que ocorreu em 2011, em Fortaleza. Vargas destacou a relevância do queijo serrano para a agricultura familiar e a importância de linhas de crédito acessíveis para estes produtores.
O Queijo Serrano é um produto 100% artesanal, feito a partir do leite de vacas de corte e alimentadas com pastos nativos. É considerado o mais antigo do Rio Grande Sul. Uma exposição no Pavilhão conta a história e importância do laticínio para cerca de 1,8 mil famílias que mantêm a tradição na fabricação do produto, responsável, segundo a Emater/RS-Ascar, por 50% da renda dessas propriedades.
O ministro Pepe Vargas destacou a tradição do queijo, fabricado em onze municípios da Serra Gaúcha. “O queijo serrano tem uma importância cultural no estado. São mais de cem anos de produção artesanal e familiar e é conhecido também pela qualidade”, afirmou.
Fumicultura
Ainda na Expointer, o ministro se reuniu com integrantes de sindicatos e federações da fumicultura na sede da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag/RS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário