sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Feira Café com Leite movimenta os dois segmentos do agronegócio em Santa Teresa




Divulgação

Bebida matinal muito apreciada no Estado e no mundo, o café com leite tem por trás do sabor presente nas mesas de café da manhã, duas das principais atividades do agronegócio capixaba: a cafeicultura e a pecuária de leite. É para discutir temas relacionados a essas produções que o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e parceiros, realizará a Feira Café com Leite, pela primeira vez unindo os dois segmentos, entre os dias 04 e 09 de setembro, no Parque de Exposições e Eventos Frei Estevão Corteletti, em Santa Teresa.

O evento é voltado para produtores, consumidores, empresas, toda cadeia envolvida com produção leiteira e cafeicultura. A principal finalidade é apresentar novas tecnologias que possam aumentar a qualidade e a lucratividade dessas atividades. O chefe do Escritório do Incaper em Santa Teresa, Carlos Sangali, comentou sobre o objetivo da feira: “A nossa expectativa é de que a Feira capacite e treine cerca de mil produtores por meio das mais de 20 palestras e cursos que compõem a programação. A participação de um grande público também deve garantir a oportunidade dos participantes realizarem negócios”.

Uma das atividades, ministrada pela economista doméstica do Incaper Rita Zanúncio, será o curso “preparação básica e culinária do café” que ensinará receitas de produtos derivados do café, como bolos e doces. Esse tipo de produção também é uma alternativa proporcionada pela cafeicultura, que não esgota suas possibilidades com o cultivo do grão. Segundo Rita, os participantes aprenderão como confeccionar produtos de qualidade: “Será abordada a forma correta de preparo que mantém a qualidade do grão, tanto na bebida quanto em bolos ou doces. É um trabalho que objetiva ampliar o consumo e as aplicações do grão de café”.

Haverá palestras técnicas, cursos, workshops, concurso de queijos, festival de micro lotes de cafés especiais conilon e arábica do Espírito Santo, torneio leiteiro, shows, entre outras atividades que contemplam os dois ramos do agronegócio. O Festival de Micro Lotes de Cafés Especiais Conilon e Arábica do Espírito Santo premiará os três primeiros colocados das duas categorias. Os cafés que ficarem até a décima posição serão adquiridos com um ágio de R$ 40 a R$ 100. Também será proporcionado aos três primeiros micro lotes das duas variedades participação na 7ª edição do Espaço Café Brasil, realizado em São Paulo de 04 a 06 de outubro, com a presença de toda cadeia cafeeira e possibilidade de bons negócios.

A Feira Café com Leite tem entrada franca e a inscrição das atividades será no local. O evento é uma realização do Governo do Estado do Espírito Santo por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), do Incaper, juntamente com a Prefeitura Municipal de Santa Teresa, do Sindicato Patronal de Santa Teresa, da Associação de Criadores e Produtores de Gado de Leite do Espírito Santo e do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Mariana Bergamini
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel: 3636-9865/3636-9868/9850-2210
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário