quinta-feira, 23 de maio de 2013

Encontro País: Haiti e República Dominicana



 
Varias organizaciones
Adital
Tradução: ADITAL

Militantes por la Tierra
Esse material foi apresentado no dia 18/05/13, em São Paulo, na Assembleia dos Movimentos Sociais da Alba, com 200 organizações do continente, pelos companheiros do Haiti e da República Dominicana, conjuntamente. É de enorme valor e sintetiza os problemas que a América Latina está vivendo em seu conjunto; mas, lá, a situação é muito mais grave. Megamineração, militarização, controle do imperialismo e lutas pela soberania, criminalização do protesto, Reforma Agrária.
Introdução
Os países saúdam a iniciativa com grande alcance político e simbólico de trabalhar em conjunto como ilha, com a ideia de apresentar uma integração a partir da soberania popular, superando a visão estreita as fronteiras.
É importante recuperar nossas luminosas tradições de solidariedade, que foram plasmadas em momentos históricos chaves, com conteúdo e significado transcendente para a reconstrução da solidariedade internacionalista hoje.
Recordamos o momento de Miranda / Bolívar / Pétion e Dessalines, chaves na conquista das independências, no início do século XIX.
O momento da Comuna de Paris e da fundação da 1ª Internacional.
O momento de Fidel Castro com o processo de libertação dos povos do Sul da África e a vitória frente ao sistema do apartheid.
O momento Chávez, com a criação da Alba, da TCP e do socialismo do século XXI.
Devemos integrar essas magníficas heranças no calor de refundação do internacionalismo e da criação massiva de Brigadas internacionalistas em nosso continente.
Saudamos a grande mobilização camponesa do MPP, com mais de 40.000 camponeses na rua pela soberania nacional e pela soberania alimentar, no dia 22 de março de 2013.
Ações propostas em âmbito nacional / binacional e continental
- A luta contra a militarização e a criminalização do protesto social.
- Campanha contra a Minustah, do Haiti; reparação e justiça para as vítimas do cólera.
- Dia Continental de Solidariedade com o Haiti, reclamando a saída imediata das tropas da Minustah e reparação e justiça para as vítimas da cólera, no dia 1º de junho de 2013.
- De 1º a 15 de outubro, solidariedade com as famílias vítimas do terremoto de 12 de janeiro de 2010 ainda alojadas em acampamentos, por seu direito a moradia digna e campanha contra a Minustah.
- Pressão coordenada de nossos movimentos para reclamar a saída das tropas da Minustah composta por países da Alba e investimento significativo para uma solidariedade ativa e solidária com o povo do Haiti.
- Campanha contra as bases militares e a descolonização na região caribenha.
- Campanha de conscientização nos 2 países sobre a ameaça representada pela presença da Minustah para os países e para todos os países da região que buscam construir soberania popular.
- VI Assembleia dos Povos do Caribe, de 21 a 24 de novembro de 2013, em Curaçao.
A luta contra as empresas transnacionais e a megamineração nos 2 países
- Curso com 120 dirigentes de base sobre megamineração e o que significa a ofensiva atual para os 2 países, com participação de companheiros dos movimentos dominicanos e do M4 de Chiapas, nos dias 28 e 29 de maio de 2013, em Limonade (Norte do Haiti).
- Existência de uma coalizão de trabalho permanente sobre a indústria de mineração e a formação de animadores em comunidades atingidas.
- Organização de um fórum binacional sobre megamineração e coordenação das lutas.
- Lutas contra a privatização da água na Rep. Dominicana através de uma plataforma de 2 confederações e 17 federações. Foi elaborado um Projeto de Lei para defender a água como direito humano fundamental.
- Combate contra os projetos megaturísticos.
Crise climática
- A crise climática afeta severamente a todos os países do Caribe. Intenso trabalho de conscientização e de formação para visibilizar os laços entre a crise global do sistema capitalista e os golpes recebidos por nossos povos.
- Atividade de formação com perspectiva binacional e múltiplos cursos em âmbito comunitário.
Direitos da Mãe Terra
- Ofensiva das transnacionais para controlar as terras e convertê-las em zonas francas de reexportação, hoteis de luxo, exploração mineira.
- Grande mobilização unitária e resistências dos movimentos camponeses no Haiti. Na República Dominicana, foi elaborado um Projeto de Lei para uma reforma agrária integral. Projetos de economia solidária e de soberania alimentar e nutricional.
[Original em espanhol: Mónica Riet].

Nenhum comentário:

Postar um comentário