Com a criação da linha de montagem, Henry Ford diminuiu o tempo de produção do carro e aumentou as vendas
Aventuras Na História
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Peças por todos os lados
As peças do carro eram produzidas na mesma fábrica, em pequenas linhas de montagem, que se posicionavam nos andares acima da linha principal e convergiam a ela por elevadores.
Puxado no braço
Em 1913, Ford instalou a primeira linha de montagem do T, na fábrica de Highland Park, no estado de Michigan, EUA. Os operários ficavam em seu posto, esperando o chassi chegar para executar o trabalho. No primeiro modelo da linha, o chassi era puxado pelo chão da fábrica por meio de uma corda e um sarilho. No ano seguinte, a linha foi posicionada na altura da cintura, facilitando o trabalho. As cordas foram trocadas por trilhos.
O motor do Ford T, de 4 cilindros com válvulas laterais, era fixado ao chassi na 10ª etapa da linha de produção. Depois, eram instalados os tanques de combustível, que ficavam sob o banco do passageiro. Primeiro colocavam o tanque de álcool e depois o de gasolina - sim, o Ford T era flex e funcionava com um dos dois combustíveis ou os dois juntos.
Pretinho básico
Rodas de madeira
Nos primeiros anos de produção do modelo T, as rodas eram feitas de madeira, depois passaram a ser de ferro. Os pneus eram pretos, mas o consumidor poderia escolher a opção com a roda de faixa branca.
Montando o carro
Cada funcionário era responsável por uma fase da produção, em 84 etapas distintas. Os primeiros operários da linha fixavam os suportes dos para-lamas à estrutura do chassi. Para reduzir a dependência de mão de obra qualificada, as peças eram intercambiáveis e podiam ser facilmente montadas por operários não qualificados.
Ford Bigode
O modelo T, conhecido como Ford Bigode no Brasil, não foi o primeiro automóvel do mundo. Esse mérito é do alemão Patent-Motorwagen, de 1886. O carro da Ford foi o primeiro produzido em massa. Tinha estrutura de madeira revestida de metal e possuía duas marchas, além da ré. Era cheio de opcionais, como o volante rebatível, que facilitava o acesso do motorista. Sem chaves, a partida era dada por uma alavanca do lado de fora.
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