A GfK, um dos maiores institutos de pesquisa do mundo, já está fazendo a implantação dos 20 mil aparelhos pelo país. A previsão é de que em fevereiro do ano que vem a instalação esteja completa, para que em abril, os primeiros relatórios de audiência sejam entregues às emissoras de televisão.
“Os traficantes não querem que um aparelho que monitora o que as pessoas fazem seja instalado na área deles”, disse Ricardo Monteiro, diretor-geral da filial brasileira do instituto, que receberá US$ 100 milhões de investimentos de quatro redes de TV, a Record, o SBT, a Band e a RedeTV.
Essa é a primeira vez que uma empresa medirá a audiência em favelas de São Paulo e Monteiro garante ter contornado a resistência em Osasco. A GfK promete uma medição mais representativa da população do que a do seu concorrente e, para isso, terá que estar em todas as classes.
Antes de selecionar quais seriam os 6.000 domicílios que receberão os 20 mil people meters, a GfK fez um “censo” para descobrir a “distribuição correta da população” das 15 regiões em que irá atuar. Dessa forma, seus números certamente serão diferentes dos do seu principal concorrente.
A audiência individual será medida pela GfK e não a domiciliar. Por isso, cada um ponto no novo instituto representará 1% da população media (cerca de 200 mil pessoas na Grande SP) e não 1% das casas (65 mil). Assim, o número de telespectadores é que será medido, não os pontos.
A GfK também medirá todo o uso que se faz do televisor e não apenas das emissoras na TV aberta. O conteúdo que passar pela tela dos televisores será medido,seja de um sinal aberto, TV por assinatura, Xbox, de Google Chrome, Apple TV e até aplicativos como os da Netflix.
A medição começará para valer em abril, nas regiões de São Paulo e Rio de Janeiro. Só em junho que vai abranger os 15 mercados, que conta ainda com Campinas, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Belo Horizonte, Brasília, Vitória, Salvador, Recife, Fortaleza, Belém e Manaus.
Todas as praças terão medição em tempo real, minuto a minuto e a audiência da TV paga também será em “real time”.
Fonte: http://otvfoco.com.br/audiencia/page/2/#ixzz3JTWqEYPZ
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