Pesquisadores que são referência mundial na discussão da pobreza multidimensional discutem políticas sociais para sua superação
Brasília, 18 – É possível um mundo sem pobreza? Quais são as políticas públicas que levam à sua superação e quando é possível dizer que um país superou a pobreza? Quais os resultados da experiência brasileira? Questões como estas estarão no centro das discussões do I Seminário InternacionalWWP – Um Mundo sem Pobreza, que será realizado nesta terça-feira (18) e quarta-feira (19), em Brasília.
James Foster, professor da Universidade George Washington, Ana Revenga,diretora Sênior de Práticas Mundiais de Redução da Pobreza do Grupo Banco Mundial, Magdy Martínez-Solimán, diretor do Escritório de Apoio a Políticas e Programas do PNUD, Murray Leibbrandt, professor da Universidade da Cidade do Cabo, e Kaushik Basu, vice-presidente sênior e economista-chefe do Banco Mundial, são alguns dos palestrantes convidados.
A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, vai apresentar as conquistas do Plano Brasil Sem Miséria, que já retirou 22 milhões de pessoas da extrema pobreza.
Além de incentivar o debate sobre a superação da miséria, o seminário pretende discutir os modelos de gestão e articulação de políticas sociais e estratégias de desenvolvimento inclusivo. O evento acontece num momento importante do debate sobre pobreza extrema no mundo. As Nações Unidas se preparam para definir os novos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável que irão substituir os Objetivos do Milênio e alcançar todos os países do mundo. As metas serão definidas em menos de um ano, em setembro de 2015.
O I Seminário Internacional WWP – Um Mundo sem Pobreza é promovido pela Iniciativa Brasileira de Aprendizagem por um Mundo sem Pobreza (www.wwp.org.br). O Banco Mundial, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome do Brasil (MDS), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE/PR) e o Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (IPC-IG) do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) são parceiros nesta ação. O Seminário conta, também, com o apoio do Centro RIO+.
“É um momento importante para debatermos a pobreza. O mundo se prepara para definir novos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, com metas para a superação da miséria. Vendo os resultados que alcançamos no Brasil no combate à pobreza em suas várias dimensões, sabemos que isto é possível.”
Tereza Campello, ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
“O Brasil passa por transformações profundas, com crescimento da renda, do trabalho e de ativos produtivos, como educação entre os pobres. Isto é só o começo, é preciso sempre pensar na próxima geração de políticas sociais: o Bolsa Família 3.0.”
Marcelo Neri, ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE)
“A Iniciativa de Aprendizagem por um Mundo sem Pobreza (WWP, World Without Poverty Learning Iniciative) é um núcleo de conhecimento que reúne parceiros importantes e dedicados em apoiar, aprender e compartilhar a experiência brasileira na redução da pobreza, tanto internamente – no Brasil e entre os parceiros -, como mais amplamente, compartilhando essas lições com países de todo o mundo.”
Deborah Wetzel, diretora do Banco Mundial para o Brasil
“O WWP traz a oportunidade de discutir os avanços do Brasil em direção à erradicação da extrema pobreza. Os temas deste seminário contribuem não apenas para o debate sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis, como também para a construção de um mundo mais justo e inclusivo.”
Jorge Chediek, representante residente do PNUD no Brasil e diretor do IPC-IG
Nenhum comentário:
Postar um comentário