sábado, 29 de novembro de 2014

Segurança alimentar é tema de reunião com representantes dos Brics em Brasília

0  7 
 
 
sexta-feira, 28 Novembro, 2014 - 15:15
Foto: Naiara Pontes/MDA
A segurança alimentar foi tema da IV Reunião do Grupo de Trabalho sobre Cooperação Agrícola dos governos do Brasil, Rússia, Índia e China e África do Sul (Brics), que ocorreu nesta sexta-feira (28), no Palácio do Itamaraty, em Brasília. O encontro tem por objetivo o monitoramento e análise das iniciativas que integram o plano de ação 2012/2016 dos Brics e atualizar os temas de responsabilidade de cada país.
Segundo o coordenador da Assessoria Internacional do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Caio França, esse é um espaço de articulação dos países que integram a reunião de ministros de Agricultura e de Desenvolvimento Agrário dos Brics. “Nessa reunião ficou ainda mais evidente o papel que a agricultura familiar tem para garantia da segurança alimentar e o desenvolvimento dos seus países. Portanto, no âmbito dos Brics, também se criará novos estímulos para a produção de políticas públicas diferenciadas para agricultura familiar”, afirmou.
Desde a criação do Brics, em 2009, os chefes de Estado e de Governo identificaram a importância que o tema da segurança alimentar tem para os seus países. “Com isso, foram estabelecidas definições em relação à construção de uma estratégia de segurança alimentar e se reconheceu a contribuição importante da agricultura familiar para essa agenda”, reiterou o coordenador.
Os países têm a tarefa de coordenar a implementação de um plano de ação que contém cinco temas e cada um deles sobre a responsabilidade de um país. O Brasil, que neste ano presidente o grupo, é responsável pela estratégia para assegurar o acesso à alimentação para as populações mais vulneráveis. A cada ano, um país sedia as reuniões do grupo.
>> Ouça aqui o áudio de rádio.
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/seguran%C3%A7a-alimentar-%C3%A9-tema-de-reuni%C3%A3o-com-representantes-dos-brics-em-bras%C3%ADlia#sthash.yTbRYGcd.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário