terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Ministro discute a importância da ampliação do mercado de biocombustíveis para a agricultura


 0  1 
 
 
terça-feira, 24 Fevereiro, 2015 - 18:45
Foto: Paulo Henrique Carvalho/ MDA
Nessa terça-feira (24), o ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Patrus Ananias, recebeu representantes da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) para discutir a ampliação do mercado de biocombustíveis, do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB/ MDA) e a diversificação de matéria-prima, dentre outros assuntos. 
O ministro destacou a importância das iniciativas para o meio ambiente e para a geração de renda para os agricultores familiares. “A nossa maior preocupação é como cidadão, com o meio ambiente, e como podemos estimular a agricultura familiar nessa questão ambiental e a ganhar autonomia na produção da matéria-prima do biocombustível”, disse o ministro.
O coordenador-geral de Biocombustíveis do MDA, André Machado, acredita que medidas sustentáveis como as do biodiesel geram, também, inclusão social dos agricultores. “Quanto mais biocombustível, mais benefícios para o meio ambiente, menos importação de óleo diesel e mais inclusão social.” 
Para o presidente do Conselho Superior da Ubrabio, Juan Diego Ferrés, a parceria com o MDA vai fortalecer ainda mais a agricultura familiar e a diversificação da matéria-prima para a produção dos biocombustíveis. “Defendemos que o crescimento do mercado seja graduado, progressivo e previsível. Também achamos fundamental que se inicie, desde já, a criação de mercados facultativos. Não apenas um mercado obrigatório, que é o atual, mas que lado a lado com o obrigatório existam opções facultativas. Em todas as iniciativas, a proposta é que seja mantido o foco e a prioridade que hoje o PNPB dá à agricultura familiar”, afirmou. 
Ubrabio

A União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene, criada em 2007, tem como um dos focos a contribuição com o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel, atuando na estruturação de combustíveis renováveis. Ela representa indústrias de toda a cadeia do biodiesel, com representantes produtores, da indústria de máquinas e equipamentos para a produção e consumidores de biocombustíveis. 
Jalila Arabi
Ascom/ MDA
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/ministro-discute-import%C3%A2ncia-da-amplia%C3%A7%C3%A3o-do-mercado-de-biocombust%C3%ADveis-para-agricultura#sthash.0uPljFtJ.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário