sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Precisamos dar voz aos jovens das minorias, diz secretário Nacional da Juventude


Posted: 27 Feb 2015 07:54 AM PST
Com informações do Portal Brasil
Jovens de todo o País foram chamados para o centro do debate nessa quinta-feira (26), em Brasília (DF). A “convocação” pelo protagonismo do segmento foi feita pelo ministro da Secretaria Geral, Miguel Rossetto, no lançamento da 3ª Conferência Nacional de Juventude.
"Estamos chamando a juventude a mudar o nosso País", convocou Rosseto na abertura da 3ª Conferência Nacional da Juventude. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil.
“Estamos chamando a juventude a mudar o nosso País”, convocou Rosseto na abertura da 3ª Conferência Nacional da Juventude. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil.
”Não devemos perder a dimensão do que estamos fazendo e mais ainda: onde nós estamos fazendo. Estamos chamando a juventude a mudar o nosso País. Essa convocatória é um chamamento para um gigantesco debate entre os jovens brasileiros a fim de compartilharmos os sonhos que estamos construindo”, afirmou.
Segundo o secretário Nacional de Juventude, Gabriel Medina, a juventude brasileira reconhece os avanços sociais, entretanto quer mais. Ele ressaltou o valor do trabalho dos órgãos relacionados à Juventude no Brasil. “As manifestações são prova desses anseios que tanto queremos. A Secretaria Nacional da Juventude tem caráter primordial na efetivação desses objetivos. Queremos colocar a juventude no primeiro patamar da agenda do País e de políticas públicas. A secretaria precisa ser caixa de ressonância das minorias, dos jovens LGBTs, negros e do campo. Precisamos dar voz a essa parcela de jovens”, defendeu Medina.
Ainda de acordo com o secretário, o atual momento político é importante porque os jovens representam um quarto da população brasileira e são referências na formação de opinião de seus familiares. “Buscamos inclusão e desenvolvimento social. Conseguimos reduzir a pobreza em 51%, e os jovens conquistaram êxito quanto à escolarização, informatização e hoje são referências na formação de opinião nas suas famílias e na sociedade em geral”, destacou.
Estatuto da Juventude e Juventude Viva
Durante a solenidade, a aprovação do Estatuto da Juventude foi enaltecida pelo secretário nacional da Juventude. “Precisamos regulamentar o Estatuto da Juventude e garantir direitos aos jovens. Com o estatuto, nós incluímos jovens de baixa renda no usufruto dos direitos”.
Medina pediu apoio a políticas públicas contra a violência contra os jovens. “Precisamos ampliar o Juventude Viva e combater a mortalidade da juventude negra no País. O tema da violência é um tema muito forte entre os jovens brasileiras e queremos lutar por novas estratégias contra homicídios de jovens nas cidades”, discursou.
Histórico
Nas duas conferências anteriores, a primeira realizada em 2008 e a segunda em 2011, estiveram presentes mais de 800 mil jovens do Brasil e de 14 países da América do Sul, África, América de Norte e Europa, ampliando o diálogo entre governos e sociedade civil. A aprovação da PEC da Juventude, do Estatuto da Juventude e o Plano Juventude Viva são resultados concretos das edições anteriores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário