sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Ministro Patrus Ananias entrega escrituras a 60 famílias de agricultores mineiros


 5  3 
 
 
quinta-feira, 19 Fevereiro, 2015 - 15:30
Foto: Tamires Kopp/MDA
O sonho de ter a própria terra vai virar realidade para mais 60 famílias de agricultores mineiros. Nesta sexta-feira (20), em Bocaiúva (MG), o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, entrega a escritura de posse aos novos proprietários, que adquiriram terrenos por meio do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) do MDA. Reunidos na Associação Rural Amigos da Terra da Fazenda Água Boa, os agricultores financiaram 807,24 hectares pela linha Combate a Pobreza Rural (CPR), que ainda disponibiliza recursos não reembolsáveis para a estruturação da propriedade.

Para a presidente da associação, Simone Aparecida Pimenta, o Programa faz toda a diferença, especialmente nesse começo.

"Esse recurso do SIC (Subprojeto de Investimento Comunitário) nos permitiu comprar um trator com implementos, cercar os 60 lotes com arame, cerca e cancela, adquirir animais, entre outras melhorias. Nossa expectativa é muito grande e positiva.”  

Com essa entrega, mais de 100 famílias de agricultores no município de Bocaiúva serão beneficiadas pelo Crédito Fundiário. A integração de políticas de desenvolvimento como: Pronaf A, PAA, Pnae, Água para Todos, Projeto de Fortalecimento da Apicultura (Codevasf), entre outros, têm contribuído para a melhoria da qualidade de vida das famílias no campo.

Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF)

Gerido pelo MDA, o PNCF já beneficiou mais de 135 mil famílias em 21 estados, sendo 4.571 em Minas Gerais.

O Programa é uma política pública do Governo Federal criada para que agricultores familiares sem terra ou com pouca terra possam adquirir imóveis rurais. Funciona como uma política complementar à reforma agrária, uma vez que possibilita a aquisição de áreas que não são passiveis de desapropriação.

Além da terra, o financiamento permite ao agricultor construir casa, preparar o solo, comprar implementos, ter acompanhamento técnico e o que mais for necessário para se desenvolver de forma independente. O financiamento pode tanto ser individual quanto coletivo.

Linha Combate à Pobreza Rural

A linha Combate à Pobreza Rural (CPR), do PNCF, prevê juros de 0,5% ao ano para inscritos no Cadastro Único, do Governo Federal, e que vão acessar terra de maneira associativa.


Serviço
Manhã: Entrega de escrituras a agricultores familiares beneficiados pelo PNCF
Hora: a partir das 9h 30
Local: Tenda da Amizade, ao lado da Igreja Católica Matriz do Senhor do Bonfim, Centro, Bocaiúva (MG).

Tarde: Reuniões com assentados e movimento sociais
Hora: a partir das 14h
Local: o Acampamento Professor Mazan (Fazenda Jacaré) - Rodovia Estadual – saída para Guaraciama - km 4 (antiga fazenda do campo de irrigação)
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/ministro-entrega-escrituras-60-fam%C3%ADlias-de-agricultores-mineiros#sthash.EqhVbRGp.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário