27 de fevereiro de 2015 às 16:58 por César Soares
O mês de fevereiro foi marcado por grandes volumes de chuva também sobre algumas áreas doSudeste. Os poucos períodos de bloqueios atmosféricos favoreceram a elevação dos acumulados de chuva também sobre os reservatórios que abastecem São Paulo. O mapa de anomalia de chuva, isto é, a diferença entre o acumulado até o momento no mês de fevereiro e a média climatológica para o mês, mostra que áreas de Minas Gerais, do interior de São Paulo e até mesmo a serra capixabativeram da ordem de 50mm acima do que normalmente chove durante o mês.
Até mesmo a cidade de São Paulo chega ao fim do mês de fevereiro com chuva acima da média climatológico, segundo informações da estação convencional no Mirante de Santana, choveu 26% acima da média climatológica. O mês de fevereiro de 2015 até o momento é o mais chuvoso nos últimos dois anos, os volumes de chuva não se elevavam tanto desde fevereiro de 2013, 278mm.
Mas o que começou muito bem em fevereiro pode não ser tão bom assim em março. Segundo informações dos modelos de previsão de chuva a tendência é de que a primeira semana do novo mês ainda tenha chuva sobre a maior parte do Sudeste, mas a faixa leste paulista terá pouca chuva, os acumulados dificilmente chegam aos 30mm. Áreas do Espírito Santo e centro de Minas Gerais ainda terão volumes que podem chegar aos 150mm.
Até o dia 9 de março a tendência é de que a chuva se espalhe melhor sobre o Brasil. Áreas doCentro-Oeste, do oeste da Bahia, do Sul do Piauí terão volumes de chuva da ordem dos 70mm acumulados. São Paulo, Rio de Janeiro e centro-sul de Minas Gerais já voltam a receber mais chuva que podem chegar em volumes acumulados de 100mm de forma pontual.
O meteorologista César Soares comentou a previsão de chuva por todo o Brasil no Climatempo News. Veja no vídeo abaixo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário