22 de fevereiro de 2015 às 14:47 por Aline Tochio
Nesta semana os destaques ficam por conta dos extremos de chuva no Brasil. Parte do Sudeste eNordeste terão pouca chuva, enquanto áreas do Sul e do Norte voltam a ter chuva volumosa.
Região Sul
Na última semana já choveu muito no Sul do Brasil. Primeiro a chuva atingiu o Paraná, provocando muitos estragos especialmente na região norte do Estado. No final da semana a chuva castigou a região sul de Santa Catarina, com acumulados de 200 milímetros em apenas 72 horas, de acordo com medições da Epagri/Ciram.
Nesta semana a chuva não dá trégua. A semana começa com instabilidades em níveis médios e baixos da atmosfera, reforçadas por uma frente fria na quarta-feira. Durante os próximos dias há previsão de chuvas fortes e volumosas, que podem vir com raios e rajadas de vento. Os maiores acumulados devem acontecer no centro-oeste de Santa Catarina e noroeste do Rio Grande do Sul. Atenção para o nível do rio Uruguai, que pode subir. A população deve ficar atenta aos avisos da Defesa Civil.
Região Sudeste
A massa de ar seco que ganhou força no Sudeste neste fim de semana vai enfraquecer, mas a chuva ainda é escassa no centro-norte de Minas Gerais e no Espírito Santo. A partir de quarta-feira os temporais voltam a atingir São Paulo, Rio de Janeiro e entre o Triângulo Mineiro e a Zona da Mata. Os maiores acumulados de chuva devem ocorrer na áreas entre São Paulo e Minas Gerais e na Zona da Mata mineira.
Região Centro-Oeste
A semana começa com sol e calor no Centro-Oeste. A previsão é de chuva isolada, que fica mais intensa e generalizada a partir de quinta-feira. No final da semana há risco de temporais e os maiores acumulados de chuva são esperados para o centro-norte de Goiás e no Distrito Federal.
Região Nordeste
A Zona de Convergência Intertropical se intensifica nesta semana na costa norte do Nordeste. Os modelos numéricos de previsão de tempo indicam chuva volumosa no Maranhão, no Piauí, no norte do Ceará e no litoral do Rio Grande do Norte e da Paraíba, inclusive nas capitais. Já na Bahia e no interior da Região a chuva vai diminuindo ao longo da semana.
Região Norte
A chuva ainda acontece com frequencia no Norte do País nesta semana, e vem acumulando grandes volumes. Apenas o norte de Roraima a região central do Pará é que recebem menos chuva. No Acree no Amazonas, os rios Acre e Madeira estão com nível muito elevado e já causam inundações em várias cidades. Com a previsão de mais chuva para esta semana, os dois Estados ficam em alerta para mais transtornos. A população deve ficar atenta aos avisos da Defesa Civil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário