segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Segurados não precisam de intermediários para ter acesso aos serviços do INSS

23/02/2015 12:19

Em 2014, a Força-Tarefa Previdenciária realizou 53 ações conjuntas contra fraudes
Da Redação (Brasília) – Os segurados da Previdência Social não precisam de intermediários para ter acesso aos benefícios previdenciários. O alerta é da Assessoria de Pesquisa Estratégica e de Gerenciamento de Riscos (APEGR) do Ministério da Previdência que integra a Força-Tarefa Previdenciária junto com a Polícia Federal, o Ministério Público e demais órgãos de controle do governo, no combate a ações criminosas contra a Previdência Social.
Em 2014, a Força-Tarefa Previdenciária realizou 53 ações conjuntas contra fraude e corrupção. Dessas, 27 operações foram resultado do trabalho direto da Força-Tarefa Previdenciária. Foram cumpridos 306 mandados judiciais, sendo, 204 mandados de busca e apreensão, 102  de prisão, incluído a prisão de quatro servidores públicos, e 97 conduções coercitivas. Além disso, foram realizadas 26 ações de prisão em flagrante. Estima-se que a atuação de grupos criminosos tenham causado um prejuízo de R$ 50,9 milhões aos cofres públicos.
O cidadão pode colaborar com o trabalho da Força-Tarefa. A Previdência Social mantém, por meio da Ouvidoria Geral da Previdência Social, um canal permanente para recebimento de denúncias de fraudes que constitui fonte para o trabalho investigativo da Força-Tarefa Previdenciária. O cidadão pode entrar em contato com a ouvidoria por meio da Central 135 ou pelo site da Previdência.
Alerta- A Previdência Social não solicita dados pessoais dos seus segurados por e-mail ou  telefone  nem realiza nenhuma forma de cobrança dos  seus serviços. A principal recomendação da instituição para os seus segurados é  que não utilizem intermediários para entrar em contato com a Previdência.
Caso o cidadão seja vítima de algum tipo de abordagem, a Previdência orienta para que não efetue nenhum depósito em conta bancária ou forneça seus dados pessoais para terceiros que se passam por representantes da Previdência Social.  É importante também que o cidadão registre imediatamente um boletim de ocorrência na Polícia Civil e comunique o fato à Ouvidoria.

Informações para a Imprensa:
Ligia Borges
(61) 2021-5779
Ascom/ MPS

Informações aos cidadãos:
Ligue 135

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