domingo, 22 de fevereiro de 2015

Surfe fortalece País como destino turístico


Posted: 21 Feb 2015 04:00 AM PST
Com informações do Ministério do Turismo
Mar agitado, ondas perfeitas, paisagens deslumbrantes. Esse é o cenário que todo surfista sonha em encontrar para praticar o surfe. Durante todo o ano no Brasil são realizadas, em média, 20 grandes competições e eventos profissionais de surfe que reúnem turistas do país inteiro em busca de esporte, lazer, cultura e entretenimento.
País sedia mais de 20 grandes competições de surfe - eventos e belos cenários de natureza atraem turistas, movimentando meios de hospedagem e economia local.País sedia mais de 20 grandes competições de surfe – eventos e belos cenários de natureza atraem turistas, movimentando meios de hospedagem e economia local.
No fim do ano passado, a conquista de Gabriel Medina, ao se tornar o primeiro brasileiro campeão mundial de surfe, reforçou a imagem do Brasil no exterior como um dos países mais procurados para a prática dessa modalidade esportiva. De norte a sul do litoral brasileiro, é possível encontrar inúmeras praias para se aventurar nessa empreitada.
“Os eventos esportivos reúnem um número cada vez maior de turistas, movimentando os hotéis, o comércio e a economia local”, disse o ministro do Turismo, Vinicius Lages. Quando o esporte ocorre a céu aberto, como é o caso do surfe, o visitante ainda aproveita as belezas naturais do litoral. O Brasil tem mais de duas mil praias em 8 mil quilômetros de extensão de costa.
O circuito Super Surf e o Quiksilver Saquarema Prime, que aconteceram no Rio de Janeiro nos últimos anos, são alguns dos principais torneios do país, além do WQS (World Qualification Series), campeonato internacional com etapas também no Brasil e porta de entrada para a elite do surfe mundial. Também estão no calendário a etapa do WCT, do Circuito Mundial de Surfe, realizada no Rio, e o Circuito Maresia Paulista de Surfe Profissional, que acontece nas praias do litoral de São Paulo, em Guarujá, Maresias e Ubatuba.
A aventura em busca das melhores ondas começa no Nordeste, que reserva alguns dos melhores picos, como Cacimba do Padre, em Fernando de Noronha (PE), que oferece ondas fortes e tubulares; Praia do Barravento e Praia do Forte, em Salvador (BA), caracterizadas pelo belo fundo de coral; Praia do Serrambi, em Ipojuca (PE), com sua perfeita formação de ondas; e Praia da Carnaubinha, em Paracuru (CE), conhecida como Hawaizinho por suas ondas altas.
No Sudeste, os principais destinos são a Praia de Itaúna, em Saquarema (RJ), considerada a capital do surfe no Brasil; a de Maresias, em São Sebastião (SP), que já foi sede de etapas de campeonatos mundiais; em Niterói (RJ), a Praia de Itacoatiara, excelente para a prática do esporte no inverno, além da Ilha Mãe, boa para quem gosta de ondas grandes e fortes. Na capital do Rio, a indicada é a praia de São Conrado.
No Sul, os destaques ficam por conta da Praia da Joaquina e da Praia do Campeche, em Florianópolis (SC), com suas famosas ondas que chegam a um metro de altura no inverno. A Praia da Joaquina é uma das mais badaladas e conta com uma infraestrutura para receber os visitantes. Bem popular, o Pico de Matinhos, em Matinhos (PR), também chama a atenção dos surfistas aventureiros.
Cresce turismo no BrasilDados do Ministério do Turismo mostram que as viagens pelo país vêm aumentando a cada ano. Em janeiro de 2013, por exemplo, 317.290 passageiros de voos nacionais desembarcaram pelo país, contra 224.083 em relação ao mesmo período de 2012. Os números também apontam para um crescimento no número de turistas estrangeiros no país. Em 2013, o Brasil recebeu 5,8 milhões de visitantes internacionais. Desse total, a maioria era de argentinos (56,6 mil), seguidos pelos norte-americanos (43,8 mil) e franceses (17,7 mil).

Nenhum comentário:

Postar um comentário